3
1

Situação favorável permite dotação orçamental de mais de 140 mil milhões de Kz para o Ensino Superior

Redacção_E&M
1
2
Foto:
DR

Ministra das Finanças Vera Daves garante que 26 mil milhões Kz são para programas específicos que contribuem para o desenvolvimento do potencial humano, científico e tecnológico nacional.

A falar na abertura do ano académico 2022/2023 da Universidade Católica de Angola (UCAN), a Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa destacou alguns avanços no domínio da despesa pública e referiu que a situação favorável tem permitido ao Executivo efectuar o total de dotação orçamental de 141 mil milhões Kz para o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, dos quais 26 mil milhões Kz são para programas específicos que contribuem para o desenvolvimento do potencial humano, científico e tecnológico nacional.

A ministra foi ainda mais preponderante e referiu que o contexto obrigou a um esforço extra a fim controlar a pandemia para salvar vidas e preservar a retoma do crescimento, ao mesmo tempo que, foram feitos esforços para melhorar os fundamentos fiscais para fortalecer a estabilidade macroeconómica e a solidez da dívida.

A finalizar a sua apresentação, a ministra apontou para os dados recentemente publicados, que remetem a um crescimento do PIB de 2,7%, influenciado pelo sector não petrolífero e petrolífero incluindo o gás, com taxas de crescimento de 3,2% e 2,0%, respectivamente. E contrariamente ao saldo fiscal nulo inicialmente previsto, projecta-se um superavit fiscal de cerca de 4,0% do PIB e um superavit primário de 7,6% do PIB, acima dos 5,5% do PIB previstos inicialmente.