3
1
PATROCINADO

SME instala sistema de emissão de vistos

Redacção_E&M
11/2/2019
1
2
Foto:
DR

O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) conta com um sistema para emissão de vistos de turismo, actividades culturais e de pequenos negócios no posto fronteiriço de Massabi.

Segundo porta-voz da Direcção Provincial do SME em Cabinda, terceiro sub-chefe de Migração, José Puna, que falava à imprensa recentemente, disse que existe um método de gestão documental específico em rede junto do posto fronteiriço de Massabi, que estabelece a isenção e a facilitação dos procedimentos administrativos.

De acordo com o Jornal de Angola (JA), o responsável afirmou que o visto abrange cidadãos da União Europeia, Ásia, Américas e Oceânia que utilizam a via de Massabi para entrar em território nacional.

Composto por dois computadores, o equipamento, cujo objectivo é facilitar a entrada de estrangeiros que pretendem realizar visitas de carácter turístico, recreativo, cultural, desportivo e de negócios, num período de 30 dias, prorrogáveis até 90 dias, emite vistos desde Agosto do ano passado.

Para José Puna o visto tem múltiplas vantagens para os estrangeiros que pretendem entrar em Angola por aquela via, uma vez que podem, a partir do seu país de origem, solicitar instruções e formalidades ao SME, por via de uma carta de pré-autorização, fazendo-a presente no posto de fronteira de Massabi, onde é estampado o visto de turismo.

Contudo, a fonte referiu também que o visto tem múltiplas validades para entrada no país até 30 dias e 90 dias durante o ano.

O equipamento funciona apenas no posto fronteiriço de Massabi, onde se regista o maior movimento migratório de estrangeiros, sobretudo europeus que entram no país através da fronteira de Massabi, a partir de Ponta Negra, República do Congo.