3
1

Sodiam encaixa mais de 28 milhões de dólares no quinto leilão de diamantes brutos

Cláudio Gomes
1
2
Foto:
DR

A informação foi tornada pública esta semana em nota de imprensa distribuída pela Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, dando conta da participação de mais de 30 empresas.

O quinto leilão de diamantes brutos que encerrou ontem, terça-feira, 15, em Luanda, contou com a participação de 37 empresas das principais praças diamantíferas mundiais, de acordo com o documento da Sodiam em posse Economia & Mercado, que informa que foram vendidos 819,79 quilates de pedras diamantes que resultaram na arrecadação de um total líquido de 28,7 milhões.

O resultado da venda refere-se de produções de diamantes especiais das Sociedades Mineiras do Lulo, Catoca e Luele, conforme a nota da Sodiam, que realça que a participação no leilão compreendeu a apresentação de propostas, submetidas por via electrónica, até às 10h00 de hoje, 15 de Novembro, no site www.sodiamsales.com. “Estiveram à licitação um conjunto diversificado de pedras especiais, sendo sete da Sociedade Mineira do Lulo que renderam 20,4 milhões, 27 da Sociedade Mineira do Catoca que renderam 5,3 milhões de dólares e nove da Sociedade Mineira do Luele que renderam cerca de três milhões de dólares.

Segundo a empresa pública, as sessões de avaliação decorreram entre os dias 24 de Outubro a 14 do corrente mês, nas instalações da Sodiam. “As regras detalhadas de participação, foram fornecidas aos participantes e as marcações para visualização foram feitas através do endereço: booking@sodiamsales.com”, subscreve a empresa no documento.

As empresas participantes apresentaram as suas licitações de forma remota, em modelo fechado, na plataforma electrónica “online” criada para o efeito, modelo que gera maior transparência no processo e que permite obter um maior valor comercial para as pedras e lotes de pedras especiais disponíveis, informa a Sodiam.

A Sodiam foi fundada em 1999, é uma empresa estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola. As produções por si comercializadas resultam de doze produções kimberlíticas e aluvionares e cobrem todo o espectro de qualidades, em termos de tamanhos, modelos, purezas e cores.