3
1
PATROCINADO

SODIAM factura 56,6 milhões de dólares em leilão de diamantes brutos

Cláudio Gomes
25/6/2021
1
2
Foto:
DR

A facturação resultou da licitação de diamantes especiais das minas de Uari, Lulo, Catoca e Luele, cujas sessões de avaliação decorreram entre 9 e 23 do corrente mês realizado esta semana em Luanda.

O montante arrecadado, 56 milhões, 645 mil 764 dólares e 77 cêntimos resulta da avaliação das propostas, que tinham sido submetidas via electrónica na data em referência, conforme um comunicado da Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM E.P).

O documento revela que esteve igualmente à venda um lote de composição “run-of-mine” (minério bruto) variado em todos os tamanhos da produção do kimberlito Luele da região de Luaxe, conforme pode-se ler no documento mencionado.

“Um pacote com regras detalhadas de participação foi fornecido aos participantes, e as marcações para visualização foram feitas através do endereço: booking@sodiamsales.com”, explica o documento a que a Angop teve acesso hoje.

Participaram da mesma sessão, mais de 50 empresas das principais praças diamantíferas mundo.

Por conta da pandemia da Covid-19, não foi possível a realização de leilões em 2020, sendo que para o presente acto de arrematação foram tomadas todas as medidas de precaução e biossegurança exigidas pelas autoridades competentes para o controlo e combate à referida pandemia.

Referir que o primeiro leilão de diamantes ocorreu em Fevereiro de 2019, à luz da nova política de comercialização de diamantes, enquanto o segundo realizou-se em Dezembro do mesmo ano.

Actualmente, o formato de leilão permite que na cerimónia de compra de diamantes, as empresas participantes apresentam as suas licitações de forma remota, em modelo fechado, na plataforma electrónica “online” criada para o efeito, modelo que gera maior transparência no processo e permite obter um maior valor comercial para as pedras disponíveis.

Segundo a Angop, as produções vendidas até à presente data resultam de doze produções, entre kimberlíticas e aluvionares, e cobrem todo o espectro de qualidades em termos de tamanhos, modelos, purezas e cores.

No ano passado, a Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM E.P) vendeu mais de 7,7 milhões de quilates em bruto, por um valor total de mil e 13 milhões de dólares, correspondendo a um preço médio de USD/Ct 130,90, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.