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Sogrape aposta no digital em Angola e cria “Escolinha do vinho"

Redacção_E&M
12/10/2021
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Cedida pela fonte

O lançamento da página de Instagram, em Julho deste ano, foi o ponto de partida de uma nova estratégia de comunicação integrada e aposta no mundo digital da Sogrape Vinus.

Sogrape_Vinus. É assim que a maior empresa de vinho de Portugal estreia-se no Instagram e reúne personalidades de várias áreas numa “Escolinha” em que se aprende a apreciar mais o vinho, ao mesmo tempo que se cria conteúdos apelativos e capazes de conquistar novos consumidores e dar a conhecer o diversificado portefólio de vinhos e marcas que representa, reforçando o seu posicionamento no mercado nacional.

Assente na criação de conteúdos apelativos para um universo de seguidores cada vez mais digital, a estratégia passou por seleccionar 9 amantes de vinho de diferentes sectores de actividade – fazedores de opinião, influenciadores digitais, empresários e humoristas – com base nos seus perfis, preferências e lifestyle. A turma é composta pelos Brand Ambassadors Rose Palhares, Costa “Tuneza”, Danilo Castro, Nara Bruneth, Cláudio Kiala, Bruna Sousa, Sebastião Vemba, Les Enfant Terribles, Vanusa Carmo e Tiago Nunes. Enquadrados com a identidade das marcas que irão representar, os novos embaixadores de Mateus Rosé, Gazela, Herdade do Peso (Trinca Bolotas) e Casa Ferreirinha (Papa Figos) vão abraçar o desafio de regressar às aulas e aprender tudo sobre o processo de produção, história do vinho e prova.

Segundo uma nota enviada à Economia & Mercado, “este investimento consiste num plano de formação profundo e abrangente, dotando estas personalidades de conhecimentos chave para posteriormente produzirem e estarem mais preparadas para o seu dia-adia e poderem ajudar outros amantes nas temáticas vínicas”. O documento cita ainda José Carlos Gomes, diretor de Marketing da Sogrape Vinus, que informou que “com esta aposta no universo digital através de uma presença activa e, inclusive, iniciativas de caráter educativo”, ambicionam “construir conhecimento junto do público em geral, contribuindo para consumidores mais informados e interessados em novas experiências com vinho”. Acrescentou ainda que “a consciencialização para um consumo moderado e responsável de vinho, assim como pairings/harmonizações com comida, formas e novos formatos de consumo, serão igualmente promovidos”.

Sobre os embaixadores

Rose Palhares, Nara Bruneth e Tigas Nunes são os propulsores de Mateus Rosé, o mais internacional dos vinhos portugueses. A escolha destes três embaixadores foi alinhada com os seus perfis inovadores e dinâmicos, bem como personalidade forte, casando na perfeição com a identidade desta marca com quase 80 anos de sucessos.

À Gazela (um vinho jovem, elegante e moderno, presente em mais de 50 países espalhados pelos 5 continentes) junta-se Bruna Sousa, Costa Vilola e Les Enfants Terribles, numa estratégia que mistura o lado sexy e divertido, mas consciente, da vida. “Para aquele que foi já o vinho mais vendido em Angola e que ambiciona recuperar esse legado, a estratégia de escolha das personalidades prendeu-se com o lado leve, humorístico estiloso e responsável do consumo”, lê-se no documento que vimos citando.

Já para  a Casa Ferreirinha, uma das mais prestigiadas marcas de vinho do Douro, em Portugal, pioneira nos vinhos de mesa e que reflete toda a riqueza e qualidade da região no seu expoente máximo Barca-Velha, Danilo Castro e Sebastião Vemba foram os escolhidos. A nota informa que “esta é uma marca que exige a maturidade e conhecimentos de degustação de especialistas em vinhos, como Sebastião, ao mesmo tempo que integra na sua gama vinhos mais acessíveis e fáceis de beber, aos quais Danilo irá abrir portas”. Por fim, para Herdade do Peso, a marca que representa o que de melhor se produz no Alentejo, em Portugal, e que oferece uma gama de vinhos sofisticados, plenos de autenticidade, sabores e aromas da região, a Sogrape Vinus convidou Vanusa Carmo e Cláudio Kiala, que vão ter a irreverência de um consumo responsável de vinhos com diferentes níveis de complexidade e estilos.

Parte integrante do Grupo português Sogrape, a Vinus foi fundada em 2006 com a missão de desenvolver marcas reconhecidas no mercado angolano e estabelecer-se como uma referência no setor pela solidez dos seus serviços e relevância da sua oferta, sempre assegurando um serviço de excelência aos seus clientes e fornecedores, oferendo um portefólio de qualidade marcado pela diversidade de origens.