Um ano depois de intensas negociações, a Somoil fechou o acordo da aquisição de 20% do capital social do Angola Block 14 B.V, detidos pelas petrolíferas francesa e japonesa TotalEnergies e a Inpex, respectivamente.
A informação foi publicada recentemente no website da empresa. De acordo com PCA da SOMOIL, Edson Dos Santos, a aquisição representa um grande passo na estratégia de entrada em activos já em produção em águas profundas, bem como na construção de um portfolio cada vez mais diversificado.
A publicação que vimos citando indica que o processo de aquisição foi finalizado após a obtenção pela Somoil de um financiamento liderado por um banco internacional “altamente conceituado”, sem, entretanto, mencionar o nome da instituição.
O acordo concluído tem vindo a ser preparado desde Janeiro de 2022, quando a Somoil acordou com a empresa francesa Total Energies e a empresa japonesa, adquirir 100% do capital social do Angola Block 14 B.V.
O Bloco 14 está localizado a aproximadamente 100 km da costa de Cabinda, em Angola, e cobre aproximadamente 4.094 km2. A produção teve início em 1999 e continua a ser significativa em petróleo bruto médio leve, como avança o documento.
Consta que a Somoil é a maior empresa privada de Petróleo e Gás 100% angolana. Actualmente opera a Associação FS, FST e o BlocoCON-1 todos onshore, bem como o Bloco 2/05 offshore na Bacia do Baixo Congo. É também um parceiro nos Blocos 3/05, 3/05-A, 4/05 e 17/06 e CON-6.