3
1
PATROCINADO

Somoil contratou sonda para aumentar produção

José Zangui
26/8/2021
1
2
Foto:
DR

A Somoil - Sociedade Petrolífera Angolana, associada da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, contratou a sonda de perfuração FALCON 1000HP para o aumento da produção.

De modelo DR-1000 a sonda foi contratada com vista ao cumprimento do seu objectivo estratégico de aumentar em 50% a produtividade das suas explorações petrolíferas.

De acordo com uma nota da sociedade enviada a E&M, a nova unidade vai permitir realizar operações de workovers ou reparações em poços existentes, reperfurações e novas perfurações, assim como completar novos poços de produção e exploração.

O programa de actividades da sonda FALCON 1000HP abrange os próximos três anos. Neste programa destaca-se o plano de redesenvolvimento das associações FS e FST, que inclui a perfuração de novos poços de petróleo, sobretudo no reservatório Pinda, para permitir o aumento da produção e, em simultâneo, o aumento das reservas.

Esta unidade, segundo a nota, será́ também utilizada para perfurar poços de exploração em terra (onshore).

Para Edson dos Santos, Presidente da Comissão Executiva da SOMOIL, citado na nota, este é um marco na actividade da empresa, porque “não só nos vai permitir atenuar o declínio da produção nas associações FS e FST, como nos vai assegurar um aumento de produção de, pelo menos 30% até 2024. Um período em que atingiremos a meta dos 10.500 BPOD”.

Já Paulino Jerónimo, Presidente da ANPG, esta aquisição “chega em boa hora, uma vez que parte do trabalho da concessionária nacional com os operadores se tem concentrado nos esforços para evitar o declínio da produção – um objectivo que aos poucos estamos a conseguir atingir em equipa e para o bem de todos.

Recorde-se que a SOMOIL é também operadora do bloco2/05, offshore, e participa dos grupos empreiteiros dos blocos 3/05, 3/05ª,4/05 e 17/06.