3
1
PATROCINADO

Sonangol inicia venda de activos em Abril

Redacção_E&M
28/2/2020
1
2
Foto:
DR

A Sonangol inicia em Abril deste ano, o processo de privatização de 11 dos 54 activos detidos na totalidade ou parcialmente, disse esta semana em Luanda o PCA da Sonangol, Sebastião Martins.

Após garantir que o processo encontra-se em fase avançada de preparação, o gestor disse constarem da lista a Sonamet, vocacionada para o fabrico de infra-estruturas metálicas, onde a Sonangol detém 40% do capital, Estaleiro de Fabricação de Painéis (40%) e a Petromar (30%).

A Sonangol pretende, igualmente, de acordo com o portal de notícias MAcauhub, que cita a intervenção do presidente do Conselho de Administração da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, desfazer-se da sua participação no Centro de Apoio Logístico no Soyo (30%), empresas do grupo Sonadit, dedicada à manutenção das empresas que operam no mar (30%), outras duas da Sonatip prestadoras de serviço marítimo (51% em cada uma) e o Banco Angolano de Investimentos (8,5%).

As referidas acções integram o Programa de Privatização (Propriv) levadas a cabo pelo Governo angolano, medida que prevê, até 2022, privatizar pelo menos 195 empresas detidas ou participadas pelo Estado, para “reestruturar e redimensionar o sector empresarial público” em Angola.

No âmbito da execução do Propriv, 81 empresas deverão ser alienadas, este ano, por concurso público, seis por leilão em bolsa e três por oferta pública inicial.

Em 2021, serão privatizadas mais 12 empresas, com as restantes quatro a saírem da carteira do Estado em 2022.