3
1

Sonangol mantém participação na Galp

Redacção_E&M
6/1/2023
1
2
Foto:
DR

A petrolífera estatal angolana decidiu manter as participações que detém na portuguesa Galp Energia e no banco Millennium BCP por considerá-los activos estratégicos, avançou o PCA Sebastião Martins.

Em entrevista à Reuters, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Sonangol disse que a petrolífera procurará garantir a valorização destes investimentos ao longo do tempo e que a empresa tem recebido dividendos pagos.

A empresa é a segunda maior accionista do Millennium BCP, com uma participação de 19,49%, depois da chinesa Fosun, que controla 29,95% do capital do maior banco cotado em Portugal.

Igualmente, a Sonangol detém indirectamente uma participação de 45% na holding Amorim Energia, maior accionista da petrolífera Galp com cerca de 33%.

Questionado sobre potenciais fusões no sector bancário português, o gestor aclarou que “as nossas decisões serão baseadas em avaliações a fazer antes de qualquer movimento” para garantir que qualquer fusão envolvendo o Millennium bcp promova um aumento do valor total e do preço das acções do banco.