3
1
PATROCINADO

Sonangol vai renovar frota de petroleiros e “fugir” fretes

José Zangui
11/5/2021
1
2
Foto:
DR

A Sonangol vai renovar a frota de petroleiros, com a aquisição de navios transportadores da linha Suezmax, segundo informa um Boletim da empresa estatal, citado pelo Jornal de Angola.

De acordo com a mesma fonte, a petrolífera nacional firmou com a empresa sul-coreana Hyunday Samho Heavy Industry (HSHI), Co. Ltd, um acordo para a construção de dois navios petroleiros de grande porte.

As embarcações, com capacidade de transporte de cerca de um milhão de barris de petróleo bruto, vão reforçar a  frota internacional da Sonangol na referida classe, actualmente composta por nove  navios.

“O Suezmax, cujo tempo de vida útil é de 20 anos, tem a designação derivada do facto de poder transitar pelo Canal de Suez, apesar da sua imponência e enorme capacidade de transporte de barris”, explica o boletim.

Com a compra, a Sonangol “chancela” a manutenção de um segmento do negócio do Shipping, que garante a modalidade de entrega de petróleo nos destinos solicitados pelos adquirentes, com a segurança e qualidade indispensáveis, sem a necessidade de recurso ao fretamento de meios de terceiros.

A aquisição, cujo processo de negociação foi encabeçada pela Unidade de Trading e Shipping, resulta da necessidade de substituição de algumas embarcações cujo tempo de vida se aproxima do limite técnico convencionado.

O investimento sublinha a fonte, é totalmente custeado com meios próprios (Sonangol), sem avançar o valor a aplicar, e serão entregues no primeiro semestre de 2023, a primeira unidade, e no segundo semestre do mesmo ano, a segunda.

Os navios  serão entregues no primeiro semestre de 2023, a primeira unidade, e no segundo semestre do mesmo ano, a segunda.