De acordo com a mesma fonte, a petrolífera nacional firmou com a empresa sul-coreana Hyunday Samho Heavy Industry (HSHI), Co. Ltd, um acordo para a construção de dois navios petroleiros de grande porte.
As embarcações, com capacidade de transporte de cerca de um milhão de barris de petróleo bruto, vão reforçar a frota internacional da Sonangol na referida classe, actualmente composta por nove navios.
“O Suezmax, cujo tempo de vida útil é de 20 anos, tem a designação derivada do facto de poder transitar pelo Canal de Suez, apesar da sua imponência e enorme capacidade de transporte de barris”, explica o boletim.
Com a compra, a Sonangol “chancela” a manutenção de um segmento do negócio do Shipping, que garante a modalidade de entrega de petróleo nos destinos solicitados pelos adquirentes, com a segurança e qualidade indispensáveis, sem a necessidade de recurso ao fretamento de meios de terceiros.
A aquisição, cujo processo de negociação foi encabeçada pela Unidade de Trading e Shipping, resulta da necessidade de substituição de algumas embarcações cujo tempo de vida se aproxima do limite técnico convencionado.
O investimento sublinha a fonte, é totalmente custeado com meios próprios (Sonangol), sem avançar o valor a aplicar, e serão entregues no primeiro semestre de 2023, a primeira unidade, e no segundo semestre do mesmo ano, a segunda.
Os navios serão entregues no primeiro semestre de 2023, a primeira unidade, e no segundo semestre do mesmo ano, a segunda.