3
1
PATROCINADO

SPTR 24/7: Transferências e pagamentos ainda não reflectem aos fins de semana e feriados

Redacção_E&M
17/11/2022
1
2
Foto:
DR

A E&M ouviu usuários daqueles cartões nos ATM´s da cidade de Luanda e, ao que apurou, depois de mais de um mês à sua divulgação, o SPTR não está a funcionar e que não é ainda uma realidade.

Até ao fim de Setembro do ano corrente, segundo um comunicado BNA, os beneficiários de operações de transferências e pagamentos efectuadas à sexta-feira e durante o fim-de-semana por via de cartão de débito Multicaixa, apenas viam reflectidos os fundos em suas respectivas contas bancárias às segundas-feiras, o primeiro dia útil da semana.

Mas, segundo o BNA, desde o dia 1 de Outubro, os beneficiários passaram a ter reflectidos nas suas contas os valores referentes àquelas operações no dia imediatamente seguinte, não importando o dia, com a implementação do Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR 24/7).

Entretanto, a Economia & Mercado ouviu usuários daqueles cartões nos ATM´s da cidade de Luanda e, ao que apurou, depois de mais de um mês à sua divulgação, o SPTR não está a funcionar e que não é ainda uma realidade.

Bento Londaca, um cidadão aparentemente de 44 anos de idade, diz não ver diferença nenhuma depois da implementação do SPTR. O entrevistado diz que efectuou duas transferências monetárias dias antes e durante o feriado, mas não viu os valores reflectidos na conta do destinatário no dia seguinte. “A pessoa que está do outro lado pode pensar que estamos a mentir, até onde se sabe, os pagamentos e transferências feitas pelos cidadãos já se pode reflectir no mesmo dia e nos feriados, independentemente do banco”, referiu.

Por sua vez, Carlos Chaves, que viveu a mesma experiência, conta-nos que o sistema não está a funcionar conforme o estabelecido pelo Banco Nacional de Angola (BNA) e que ainda parece ser uma miragem. “Continuamos a notar uma demora em vários bancos, nesse último feriado prolongado fiz uma transferência por intermédio do banco BAI e só reflectiu no dia útil após o feriado”, deplorou o citadino.

Outro cidadão abordado pela E&M e que preferiu o anonimato, questionado sobre o funcionamento do SPTR, diz ser uma dor de cabeça. “O que lhe posso dizer é que no dia 4 de Novembro fiz uma transferência do BFA para uma conta BAI e só reflectiu no dia 8 de Novembro, portanto, o SPTR não está a funcionar. Fazer transacção via ATM em Angola ao fim de semana é uma dor de cabeça”, lamentou.

“A recomendação que deixo ao BNA é que sempre que anunciar um instrutivo aos bancos comerciais, deve definir, simultaneamente um mecanismo de controlo e fiscalização da medida. A título de exemplo, o BNA orientou há uns meses ou quase um ano os bancos a manterem liquidez nos ATM´s, aos fins de semana, a verdade que isso não ocorre e não acontece nada aos bancos comerciais. Se o quadro não for alterado, as pessoas podem voltar aos velhos hábitos de guardar o dinheiro nos garrafões ou nos colchões,” exortou o jovem.”