3
1
PATROCINADO

Startups “AKI" com melhor tecnologia financeira

Redacção_E&M
4/12/2020
1
2
Foto:
DR

A startup “Aki” foi eleita, esta semana, como a melhor iniciativa tecnológica financeira (Fintechs), no quadro do Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamento de Angola (LISPA).

A eleição da startup decorreu durante um encontro por videoconferência, que resultou num grupo de nove startups finalistas da primeira incubadora de Angola da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (UAN).

De acordo com a Angop, a iniciativa resulta do Memorando de Entendimento assinado em 2019, entre o Banco Nacional de Angola (BNA) e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI). Na altura, ambas as instituições se comprometeram em apoiar a criação de incubadoras de empresas para o domínio de tecnologia financeira.

A startup AKI, segundo a agência de notícia, concentra serviços de pagamentos por intermédio do qual os utilizadores podem encontrar, “de forma rápida, simples, cómoda e segura”, uma ofertas de bens e serviços diversificada através de um telemóvel.

Entre os serviços disponíveis destacam-se as “compras do dia-a-dia como pagar bens e serviços, levantar, transferir e depositar dinheiro com toda a segurança e simplicidade”. “A Aki apresentou tal capacidade, de forma mais simples e de fácil manuseio” refere a Angop, tendo em referência os critérios de avaliação do concurso.

O representa da Aki, Denivaldo Neto, acredita, depois de um ano de aprendizado, que a escolha desta startup permitirá a melhoria e conclusão do produto que vão servir o mercado angolano.

Por sua vez, o administrador do Banco Nacional de Angola, Pedro Castro e Silva, garantiu encontrar soluções para que as startups não eleitas possam dar continuidade as suas iniciativas. Neste sentido, o Banco Central reitera ainda apoiar a criação de incubadoras de empresas, através da constituição da segunda turma para a formação de mentores de startups de forma gratuita.

Já o secretário de Estado para Tecnologia de Inovação, Domingos da Silva Neto, augura que o projecto da Aki passe para um produto bancário ou financeiro e que contribua para uma maior inclusão financeira da população ainda fora do sistema bancário.

A primeira Incubadora Fintech do país, enquadrada no LISPA, teve início em Dezembro de 2019, tendo sido seleccionadas 10 startups que constituíram a primeira turma do programa. Angola tem mais de 30 milhões de habitantes e apenas 30% deste número estão incluídos no sistema financeiro.