3
1
PATROCINADO

Stock da dívida pública titulada aumenta 49,4%

Fernando Baxi
20/10/2023
1
2
Foto:
DR

“O aumento da dívida pública titulada pode acarretar consequências negativas, nas economias em dificuldades, caso haja descontrolo”.

O stock da dívida pública titulada aumentou (aproximadamente) 49,4% para (pelo menos) 4,6 biliões de Kwanzas em Setembro de 2023, face ao mesmo mês de 2022, segundo cálculos da E&M com base nos dados divulgados pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

Em Setembro do exercício económico em curso, o stock da dívida pública titulada situou-se na ordem dos quase 13,9 biliões Kz. Aproximadamente 95% (13,1bilhões Kz) deste valor é de obrigações do tesouro (OT), enquanto 5% (736,3 mil milhões Kz) bilhete do tesouro (BT).

O valor da dívida pública titulada em 2022 (Setembro) rondou os quase 9,3 biliões Kz. As OT representaram perto de 97,3% (9biliões Kz) da cifra, ao passo que os BT aproximadamente 3% (246,8 mil milhões Kz).

Pesquisas recentes da E&M 'revelam' que o aumento da dívida pública titulada nas economias em dificuldades pode acarretar consequências negativas caso haja descontrolo. Por isso (aconselham) deve ser encarado com cautela e analisado em contexto.

“O aumento da dívida pública é indesejável em si mesmo, mas pode ser uma medida temporária e necessária em momentos de dificuldades económicas. Mas, o foco deve estar em soluções de longo prazo para melhorar a situação económica, reduzir a dependência do endividamento e promover o crescimento económico sustentável”.  

Especialistas contactados pela E&M foram unânimes em afirmar que o stock da divida pública é importante para monitorar a evolução do endividamento, uma vez que reflecte a quantidade de recursos que o Executivo precisa captar aos investidores.

Aliás, “é utilizado como indicador económico relevante para avaliar a capacidade de o Executivo honrar os compromissos financeiros e sustentar a estabilidade fiscal no longo prazo”.