3
1

Subsídio aos combustíveis podem cair a qualquer momento

Retirada do subsídio aos combustíveis da parte do Estado pode acontecer a qualquer momento, soube a E&M de uma fonte, que as discussões estão terminadas.

1
2
José Zangui
Fotografia
:
DR
José Zangui

Fala-se numa subida que não vai ser inferior ao dobro do preço praticado actualmente, ou seja, o preço da gasolina poderá saltar dos 160 para 320 ou até 520 kwanzas.

Por outro lado, uma fonte do Ministério das Finanças contactado pela E&M, afirmou que o assunto não é novo, “os subsídios aos combustíveis vão cair e os preços poderão estar um pouco acima do que diz, mas não é para agora”, disse.

De lembrar que em Outubro de 2019, o Governo angolano e o Fundo Monetário Internacional (FMI) concertaram posições quanto ao fim dos subsídios aos combustíveis que só seria aplicado em simultâneo com um programa de transferências sociais para as famílias mais vulneráveis.

Entretanto, as transferências as famílias vulneráveis já estão em curso com o programa Kwenda.

Em Setembro, a ministra das Finanças, Vera Daves, afirmou que o Executivo angolano está “a acompanhar de perto” o tema das subvenções aos combustíveis, tendo prometido encontrar “a melhor solução.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado