3
1
PATROCINADO

Sudão suspenso da União Africana

Redacção_E&M
7/6/2019
1
2
Foto:
DR

O Sudão está suspenso da União Africana até que seja criada uma autoridade civil. O anúncio foi feito esta semana pela organização na sequência do fatídico ataque contra 100 manifestantes civis.

Segundo o Jornal de Angola, que retomou a notícia da agência Reuters, o país está suspenso de todas as actividades da União Africana por decisão tomada por unanimidade pelo Conselho de Paz e Segurança da organização.

A decisão surge, de acordo com a Reuters, depois de o próprio presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, ter condenado o recente ataque efectuado pelos militares contra manifestantes civis e que terão provocado a morte de mais de100 pessoas, de acordo com o último balanço.

Neste sentido, o Comité Central dos Médicos sudaneses, fonte que está a dar conta do número de mortos até agora, indicou que mais de 40 corpos foram retirados do rio na terça-feira e levados pelas forças para militares de intervenção rápida para um local desconhecido.

A oposição do Sudão, por sua vez, rejeitou uma proposta da Junta Militar no poder, para retomar o diálogo, questionando a seriedade dos militares sobre as negociações quando disparam sobre a população e matam manifestantes.

A Organização das Nações Unidas retirou do Sudão os seus funcionários não essenciais. “Nós retiramos temporariamente o pessoal da ONU não essencial, se bem que todas as operações da Organização continuem no Sudão”, indicou a porta-voz Eri Kaneko.

Não foi detalhado o número de empregados retirados nem para onde foram transferidos. As Nações Unidas dispõem de uma grande presença no Sudão, com funcionários saídos de 27 organismos, estando a maior parte focada na ajuda humanitária à população.

A ONU já tem uma missão de paz em Darfur, realizada em conjunto com a União Africana, com cerca de 7.200 militares e polícias.