3
1
PATROCINADO

Suposto pastor detido com mais de 500 pedras de diamantes

Redacção_E&M
28/8/2019
1
2
Foto:
DR

A Polícia Nacional deteve, recentemente, no Bié, um suposto pastor da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA) que tinha em sua posse 543 pedras de diamantes.

O facto aconteceu na terça-feira, no município de Nharêa, na comuna do Dando, mas só no dia seguinte foi dado a conhecer pelas autoridades.

Após uma denúncia, segundo relata o Jornal de Angola (JA), os Serviços de Investigação Criminal conseguiu deter António Daniel, de 65 anos de idade, que segundo o porta-voz da Delegação do Interior no Bié, José Daniel Capingala, já está ser tratado pelo Ministério Público, que cumprindo-se nesta altura a tramitação processual de rotina.

Ainda de acordo com o diário, o suposto pastor incorre no crime de contrabando de diamantes.

“O processo está tipificado como tráfico ilícito de diamantes, pois o individuo foi detido na posse de 543 pedras, mais conhecidas por lucenguinhas. O implicado tinha ainda em sua posse 400 dólares americanos. Ele afirmou que as pedras seriam vendidas a um cidadão estrangeiro que se encontra em lugar incerto”, afirmou o porta-voz da Delegação do Interior no Bié.

Em reação, o pastor provincial da IESA no Bié garantiu que António Daniel não exercia a função de pastor, mas simplesmente a de organizador de culto. “Ele não é pastor. É realmente nosso membro, mas é apenas encarregado de culto. Não exerce nem foi consagrado pastor”, afirmou em entrevista à rádio pública no Bié.