3
1
PATROCINADO

TAAG recebe quatro aeronaves modelos 787 Dreamliner da Boeing em Agosto de 2024

Cláudio Gomes
10/10/2023
1
2
Foto:
DR

A companhia nacional de bandeira (TAAG) aguarda a recepção de quatro novas aeronaves modelos 787 Dreamliner da Boeing adquiridas para cobrir as rotas continentais e intercontinentais.

A aquisição enquadra-se no Plano de  Negócio e Modernização da Frota levada a cabo pela TAAG Linhas Aéreas de Angola. Segundo o comunicado consultado hoje, terça-feira, 10, a recepção da primeira aeronave está agendada para Agosto de 2024.  

“A  incorporação destas novas aeronaves vai ao encontro do projecto Jornada do Cliente em curso na TAAG que tem como objectivo principal melhorar o produto, conforto e  serviço proporcionando uma experiência singular ao passageiro TAAG”, refere o documento, salientando que as aeronaves são eficiente em termos do consumo combustível e sustentabilidade ambiental.

De acordo com o documento, a previsão é que a partir do III Trimestre de 2024 as novas aeronaves da Boeing, que apresentam uma redução de 25% nas emissões de CO2 face aos modelos anteriores, cheguem ao País e cubram as rotas continentais e intercontinentais operadas pela companhia.

“O processo de negociação entre o Conselho de Administração e o fabricante foi exaustivo, o que permitiu assegurar as melhores condições  para a companhia, e incorporar as aeronaves no inovador regime de ‘sale-and leaseback’”, afirmou o presidente do Conselho de Executivo (PCE) da companhia, recentemente reconduzido no cargo.

Citado no comunicado, Eduardo Fairen disse que o objectivo é, também, constituir uma frota versátil para a TAAG e assegurar a aquisição de aeronave apropriada para cada tipologia de voo, sobretudo nas ligações intercontinentais.

“A opção pelo Boeing 787 Dreamliner vai ao encontro da nossa intenção em renovar a frota com  aeronaves eficientes, modernas e dimensionadas de acordo com as rotas em que  operamos. Estamos no caminho certo para substituir progressivamente as aeronaves  actuais e que denotam alguma antiguidade e propiciar uma melhor experiência de voo  para os nossos passageiros”, sublinhou o PCE.

Por sua vez, a presidente do Conselho de Administração (PCA) da TAAG, Ana Major, igualmente reconduzida no cargo pelo Ministério dos Transportes, disse que o processo de avaliação e negociação que antecedeu a aquisição das novas aeronaves junto dos fabricantes foi conduzido com rigor, profissionalismo, e que os termos e condições conseguidos atestam a credibilidade internacional alcançada pelo Conselho de Administração.

“Não podemos, no entanto, deixar de agradecer formalmente ao Titular do Poder Executivo, V.exa.  João Lourenço pelo suporte dado pela presidência, bem como, pelo engajamento do  Ministério dos Transportes, na pessoa do ministro Ricardo Viegas D`Abreu, para a  viabilização do processo que nos permitiu a conclusão do acordo celebrado com a  Boeing”, realçou Ana Major.

A TAAG é uma companhia líder do mercado de  aviação em Angola, reconhecida globalmente e com um crescimento sustentado,  disponibilizando actualmente 12 destinos domésticos e 13 destinos internacionais. Além  do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente o transporte de carga, um  serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local.