3
1
PATROCINADO

Taxa BNA sobe para 18%

Redacção_E&M
21/11/2023
1
2
Foto:
DR

As instituições financeiras bancarias têm o coeficiente das reservas obrigatórias em moeda nacional agravadas para 18%.

O Comité de Política Monetária (CPM) afecto ao Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu alterar a Taxa Básica de Juros de 17 para 18% (redução de 1 pontos percentuais) em função trajectoria crescente da inflação e pela perspectiva de comprometer a meta de um dígito no curto prazo.

A decisão resulta da 114.ª Reunião Ordinária, realizada nos dias 20 e 21 do corrente mês em Luanda. O órgão responsável pela formulação da política monetária e cambial decidiu aumentar, igualmente, em 1 pp, as taxas de juros de Facilidade permanente de cedência de liquidez para 18,5%, bem como a Taxa de juros de Facilidade permanente de absorção de liquidez para 17,5 %, um aumento de 5 pp.

As instituições financeiras bancarias têm o coeficiente das reservas obrigatórias em moeda nacional agravadas para 18%.

De acordo com o governador do BNA e presidente do CPM, Manuel António Tiago Dias, tendo cumprido o objectivo de mobilização de recursos ociosos no sistema financeiro bancário para o reforço da intermediação financeira o CPM decidiu eliminar a taxa de custodia sobre os excessos das reservas livres das instituições financeiras bancarias depositadas no BNA.