3
1

Taxa de emprego subiu 1,7% no III Trimestre de 2019

A taxa de emprego no terceiro trimestre de 2019, na população com 15 ou mais anos de idade foi estimada em 30,7%, valor superior em 1,7 pontos percentuais ao do trimestre anterior (29,0%).

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

O Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou a segunda edição da Folha de Informação Rápida (FIR) do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA) com informação sobre a caracterização da população face ao mercado de trabalho referente ao terceiro trimestre de 2019.

O documento divulgado esta terça-feira (29), em Luanda, contém informação sobre a caracterização da população face ao mercado de trabalho. O mesmo refere que no terceiro trimestre 2019, a população economicamente activa com 15 ou mais anos, estimada em 13.502.774 pessoas, diminui 0,6%, o que corresponde a 81.642 pessoas.

No trimestre em referência a taxa de actividade dos homens foi de 87,9%, ligeiramente elevada em relação a das mulheres, 85%, sendo a diferença de 2,4 pontos percentuais.

O INE lembra, entretanto que é empregado, a pessoa com idade mínima de 15 anos que, no período de referência, sete dias, se encontrava a efetuar um trabalho de pelo menos uma hora, mediante pagamento de uma remuneração, seja no mercado formal como no  informal.

O IEA é um inquérito trimestral, por amostragem e os seus resultados servem de suporte à monitorização do mercado de emprego, assim como para sustentar a formulação de políticas macro-económicas e avaliação dos programas sociais.

7