3
1

Técnicos de saúde e professores recebem formação sobre autismo

São mais de uma centena de professores e técnicos de saúde que beneficiarão de um curso virtual, que os tornará mais capacitados para lidar com crianças com autismo

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

De acordo com uma nota do Banco Economico, a que a Economia & Mercado teve acesso hoje, sexta-feira, 15, trata-se de uma iniciativa da instituição bancária e da Kuzolo Mona, denominado “Capacitar para Cuidar”.

Os profissionais de educação e da saúde que serão formados no âmbito do “Programa de Capacitação ABA Angola”, será lançado esta segunda-feira, 18 de Janeiro, em Luanda, e beneficiará cerca de oito mil e trezentas crianças que foram diagnosticadas em Angola com transtornos ao nível do neurodesenvolvimento.

O programa capacitará professores de pelo menos 13 instituições nacionais, incluindo cinco escolas de ensino especial, além de instituições sociais e creches, distribuídas pelas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Kwanza Sul, Bié e Moxico.

Segundo a nota do Banco Economico em posse da E&M, o curso em Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA), aplicará programas terapêuticos baseados na Análise do Comportamento Aplicada, ou simplesmente ABA (sigla em Inglês).

Trata-se de uma tendência científica que se tornou referência mundial ao nível da eficácia e do tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que ensinará habilidades comportamentais com o uso de vídeo-modelação dos procedimentos práticos a ser adoptados pelos profissionais.

A nota do Banco Economico refere que o sucesso esperado será alcançado através de uma plataforma avançada de aprendizagem e tecnologias educacionais. De acordo com o documento, a tecnologia permitirá ainda que os alunos tenham acesso às aulas, interajam em comunidades práticas e participem nos processos de avaliação contínua.

Os profissionais de educação e de saúde, assim como os alunos, farão recurso aos computadores ou telemóveis. Assim, salienta o documento, evitar-se-á exposição presencial desnecessária ao coronavírus.

Para a direcção de Responsabilidade Social do Banco Económico, além de informar, é urgente, munir os profissionais e familiares, com ferramentas que garantam uma melhor qualidade de vida.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afecta de forma heterogénea e complexa as áreas da linguagem, interacção social e sensibilidade motora.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado