3
1
PATROCINADO

“Temos governo fortemente endividado, isso complica nossa vida” - governador do Banco de Moçambique

Victória Maviluka
12/6/2024
1
2
Foto:
DR

Líder do banco central moçambicano fez menção ainda à exposição do país aos choques climáticos, que levam a que Moçambique tenha de depender de terceiros.

Rogério Zandamela, governador do Banco de Moçambique, afirma que o alto endividamento do Governo traz limitações ao regulador, na operação de políticas económicas do país. 

“Temos um governo que está fortemente endividado, o sector público está fortemente endividado. Isso complica a nossa vida. Mas não paramos por aí. Quando olhamos para qualquer sector corporativo que temos, também há alguma vulnerabilidade interna”, explicou Zandamela, citado pela imprensa local.

Referiu-se, igualmente, aos riscos cibernéticos que tendem a ficar mais complexos, num contexto em que Moçambique tem desafios na regulamentação e identificação dos casos.

“Monitoramos diariamente e em tempo real [estas ameaças], onde os riscos cibernéticos estão centrados no Banco Central. Vemos o que acontece com as instituições financeiras”, informou.

O líder do banco central moçambicano fez menção ainda à exposição do país aos choques climáticos, que levam a que Moçambique tenha de depender de terceiros.

“Em grande medida, sempre que um país como o nosso enfrenta eventos extremos de mudança climática, dependemos do mundo exterior (...), estendendo a mão, pedindo ajuda. E essas não são boas notícias”, lamentou Rogério Zandamela.