1

Transparência. Angola terá central de dados económicos

A Página Nacional de Síntese de Dados (NSDP) ou Central de Dados Económicos é uma plataforma que servirá para melhorar a publicação de informações macroeconómicas oficiais do país.

1
2
Redacção
Fotografia
:
JA Imagens
Redacção

Angola terá, partir de Novembro deste ano, a Página Nacional de Síntese de Dados (NSDP) ou Central de Dados Económicos, uma plataforma que servirá para melhorar a publicação de informações macroeconómicas oficiais do país.

De acordo com a Angop, a Central de Dados Económicos estará disponível no portal online do Ministério das Finanças (www.minfin.gov.ao), bem como no Boletim de Normas de Divulgação de Dados (DSBB) do FMI, que poderá ser acedido a partir da plataformahttps://dsbb.imf.org.

Para a concretização desta pretensão, uma missão de assistência técnica do Fundo Monetário Internacional(FMI), em colaboração com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), trabalhou em Luanda de 19 a 25 de Setembro de 2018, com vista a apoiar as autoridades angolanas a adoptar o Sistema Geral de Divulgação de Dados Reforçado (e-GDDS), lançado pelo Conselho Executivo do FMI em Maio de 2015, substituindo o GDDS, criado em 1997, no sentido de apoiar a melhoria da transparência dos dados, encorajar o desenvolvimento estatístico e ajudar a criar sinergias entre a disseminação de dados,formulação de políticas e assistência técnica.

A publicação dos principais dados macroeconómicos, através da NSDP,facilitará igualmente aos decisores políticos, investidores, agências denotação e interessados nacionais e internacionais, o acesso à informação que o Conselho Executivo do FMI identificou como sendo crucial para o acompanhamento da conjuntura económica e financeira do país.

Ainda de acordo com a Angop, a "Central de Dados Económicos"será postada na Plataforma Aberta de Dados (ODP) de Angola, providenciada pelo Banco Africano de Desenvolvimento no âmbito do projecto "Auto-estrada da Informação Africana".

7