1

Uma África por descobrir

O continente atrai turistas de todo o mundo pela diversidade da sua vida selvagem e pelas paisagens naturais que permitem um turismo de aventura memorável.

1
2
Andrade Lino
Fotografia
:
Andrade Lino

Apesar do enorme potencial turístico, África continua a perder tanto em termos de receitas quanto em número de visitantes para a Europa, Ásia-Pacífico e América que, em 2017, receberam mais de mil milhões de turistas. O continente africano, com 62 milhões de visitantes em 2017, o equivalente a menos de 100mil milhões de dólares, esteve apenas à frente do Médio Oriente, que contabilizou 58 milhões de turistas.

Em 2017, sector do turismo no continente africano cresceu apenas 1,0% em termos de visitas e 3,5% em receitas. A Organização Mundial do Turismo estima que o sector registe, em termos globais, uma desaceleração em 2018, depois de ter crescido 7% em 2017, atingindo 1, 3 mil milhões de pessoas. Em 2018, o crescimento ficará entre os 4% e 5%, ajustando-se à recuperação da economia de vários países, especialmente os emergentes (7,9%) e desenvolvidos (5,7%).

Preocupado com a participação do continente no turismo global, o Secretariado daComunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) prometeu, em Outubro do ano passado, em Gaborone, apoiar de forma activa a RETOSA, a Organização Regional de Turismo da África Austral, no estabelecimento de parcerias que permitam um aumento da participação da SADC de 2% para 5% no turismo global dentro de uma década.

Leia mais na edição de Setembro de 2018.

Economia & Mercado - Quem lê, sabe mais!  

7