1

Valor da auditoria interna discutido em Luanda

Luanda acolhe, a 7 de Novembro de deste ano, a Conferência Anual de Auditoria Interna que analisa a luta contra fraude e corrupção, anunciou, esta semana, o Instituto dos Auditores Internos de Angola.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
Carlos Aguiar
Cláudio Gomes

De acordo com uma nota de imprensa chegada à redacção da E&M, pela organização do evento, os profissionais do ramo e público interessado vão refletir sobre temáticas transversais ao tema central “Auditoria Interna – 3ª Linha de Defesa contra Fraude e Corrupção, pelo cumprimento da Missão, Visão e Valores da Organização” como forma de se construir uma cultura de fiscalização e controle da gestão.

Com oito horas de prelecção, os especialistas nacionais e estrangeiros vão analisar as boas práticas nas organizações tendo como baluarte a auditoria interna. Deste modo, o presidente da Federação Africana dos Institutos dos Auditores Internos – AFIIA, Eric Yankah (Ghana) e Ângela Witzany (Áustria) são os convidados estrangeiros catalogados para edição de 2018.

Assim sendo, o Presidente do Instituto dos Auditores Internos de Angola (IIAAngola), Ladislau Ventura, afirmou que o certame vai proporcionar momentos de debates sobre temas relacionados com a actualidades econômica, bem como sobre as oportunidades de networking entre os profissionais de auditoria e controlo interno.

“O controle é uma das funções da gestão corporativa, a auditoria interna é um instrumento imprescindível no controle da gestão”, salientou o responsável.

As organizações e os profissionais poderão participar do evento à convite da Direcção Executiva do IIA Angola ou por meio de uma solicitação voluntária de inscrição ao evento, com a devida confirmação expressa, em mensagem através do correio iiaaconferencia.17@gmail.com.

Na sua 1ª edição, em 2014, que decorreu sob o lema “O Valor Acrescentado da Auditoria Interna para as Organizações”, o Instituto dos Auditores Internos de Angola divulgou as normas para as boas práticas profissionais de auditoria interna e dos programas de certificação internacional dos auditores internos.

O Instituto dos Auditores Internos de Angola é a entidade representativa da comunidade nacional dos auditores internos e profissionais de controlo interno, fundada no ano 2010, promovendo o fortalecimento metodológico dos profissionais, através da formação, capacitação e conta com cerca de cem membros.

7