3
1
PATROCINADO

Vice- Presidente da República reconhece défice na distribuição de água

José Zangui
22/3/2022
1
2
Foto:
DR

Governo promete melhorias na distribuição de água potável, desde 2007, com o início do Programa Água para Todos. Porém, as reclamações persistem.

Bornito Baltazar de Sousa visitou, hoje, terça-feira, 22, Dia Mundial da Água, infras-estruturas de abastecimento de água potável do Município de Cacuaco. Na ocasião, o Vice-presidente da República disse que o executivo tem acompanhado os problemas do défice na distribuição de água potável que se regista, nalguns pontos do país, destacando as recentes reclamações dos moradores da Centralidade do Sequele, em Luanda.

De acordo com o responsável, o governo “não está alheio as preocupações das populações e, no caso concreto da infra-estrutura de Candelabro será inaugurada no próximo mês de Abril”. Ainda no município de Cacuaco, o governante constatou o grau de execução de algumas infras-estruturas que visam o aumento da capacidade de abastecimento de água, tal como foi o caso da Estação de Tratamento de Água (ETA), de Candelabro, fase 3, em Kifangondo.

O Governo tem um programa designado “ Água para Todos”.  Até Dezembro de 2019,  a execução do Programa iniciado em 2007, beneficiou mais de 9,8 milhões da população rural, registando uma evolução na taxa de cobertura de 70,3%. Porém, muitas das torneiras montadas, no âmbito deste programa por empresa chinesa deixaram de jorrar o “ preciso liquido”, não existindo até ao momento dados atualizados.

O Dia Mundial da Água é celebrado, anualmente, no dia 22 de Março, depois de a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ter aprovado a data, por resolução, em 1993.