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Yango chega a Angola com tarifa mais baixa do mercado

Cláudio Gomes
10/5/2022
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Foto:
DR

Angola é o sexto país do continente africano com os serviços de transportes urbanos da subsidiaria da gigante tecnológica holandesa Yandex presente em 19 países do mundo.

Depois de iniciar as operações em países africanos como a Zâmbia, Senegal, Côte d’Ivoire, Ghana e Camarões, os serviços foram lançados recentemente em Luanda, em Talatona, numa conferência de imprensa presidida pelo director da Yango África.

Adeniye Adebayo disse, em entrevista à Economia & Mercado, que a chegada da empresa ao mercado nacional já "era sem tempo", pois, no seu entender, a província de Luanda em particular dispõe de uma densidade populacional favorável, acesso a Internet e mobilidade urbana aceitável as operações da empresa.

“Deviríamos ter chegado à Luanda a três ou cinco anos atrás, porque a cidade tem cerca de 10.000 habitantes”, frisou, salientando que até ao momento, a plataforma agrega sete empresas locais, reafirmando o interesse em trabalhar com o maior número de parceiros locais possíveis.

“A Yango não trabalha directamente com motoristas. Em Angola trabalhamos com parceiros locais, que são fornecedores de transporte e registados como entidades jurídicas”, afirmou.

Segundo o gestor, a plataforma ajuda os parceiros a criar mais empregos, a aumentar a segurança na indústria, disponibilizando tecnologias de segurança para o mercado e melhorar o clima de investimento. “Os nossos parceiros escolhem motoristas de acordo com a legislação local, pelo que a única forma de ‘entrar’ na Yango é contactar os nossos parceiros”, referiu.

Quanto aos preços praticados no mercado nacional, Adeniye Adebayo disse que a tarifa é taxada por quilómetros, começando em 550 kwanzas. “Neste momento as nossas tarifas são dez a 15% mais baixas do que a concorrência e o que pretendemos é que estes preços se tornem muito mais acessíveis para todos”, salientou.

Além disso, frisou, os passageiros podem desfrutar de vantagem de ‘’múltiplos destinos e encomendas’’, que de acordo com o gestor da Yango, os concorrentes directos “não podem oferecer”.

“Devemos sublinhar que os preços baixos não prejudicam o rendimento do motorista a qual fornecemos uma utilização mais eficiente do automóvel e a possibilidade de reduzir o consumo de gasolina devido à nossa funcionalidade de ‘encomendas em linha” e distribuição inteligente’”, refoçou na conferência de imprensa.

“Os preços económicos que oferecemos estão lá graças às nossas tecnologias inteligentes, aos nossos próprios mapas, e aos cálculos eficientes da melhor rota possível com base na aprendizagem mecánica,que o motorista pode fazer mais rotas por hora e garantir um bom rendimento para as mesmas horas de trabalho”, diferenciou.

Impacto da Covid-19

O director da Yango África disse que a pandemia da Covid-19 abrandou, sobremaneira, a velocidade das operações da empresa no continente africano, numa altura em que a empresa tinha iniciado as operações nos Camarões e depois no Gana.

Infelizmente, salientou Adeniye Adebayo, a pandemia acabou por abrandar o nosso rápido crescimento. Com a maior abertura, contudo, conseguimos entrar na Zâmbia Senegal e agora Angola”, disse, informando que actualmente existem cerca de 200 empresas acopladas na plataforma.

Yango é um serviço internacional para encomendar Táxi online através de um aplicativo para telefones inteligentes. O serviço já opera em 19 países da Europa, Ásia Central, Médio Oriente e África, incluindo a Costa do Marfim, Gana, Camarões, Senegal e Zâmbia.