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Yango e MINTRANS analisam medidas de segurança no serviço de transporte por aplicativo

Redacção_E&M
4/10/2023
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O ministro reconheceu as contribuições da Yango para a criação do futuro regulamento.

O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu e a delegação da Yango analisaram recentemente a criação do futuro regulamento de serviço de transporte por aplicativo, soube a Economia & Mercado através de uma nota de imprensa.

No encontro onde participaram igualmente, responsáveis da Agência Nacional de Transportes Terrestres, o ministro reconheceu as contribuições da Yango para a criação do futuro regulamento. A delegação da empresa de táxis apresentou as funcionalidades que garantem a segurança dos passageiros e condutores nas corridas pelo aplicativo. 

A Yango colocou-se à disposição das autoridades nacionais para apoiar na criação de legislação que regule este sector, tendo em conta a experiência adquirida nos 20 países onde opera em todo o mundo.

A criação deste regulamento específico permitirá abordar questões como a emissão e aquisição de licenças de operação, um ponto que a Yango está a rever directamente com a ANTT, conforme indicações do Ministério dos Transportes.

Na reunião, a delegação da Yango informou também as autoridades sobre o plano de negócios e apresentou a detalhe todas as funcionalidades do aplicativo que garantem a segurança das corridas, tanto para passageiros como condutores. Entre estas, a Yango destacou o convénio com o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), órgão ao qual os passageiros têm acesso directo ao pressionar o botão de emergência disponível no aplicativo.

Segundo o director da Yango em Angola, Ivan Mugimbo, o encontro com ministro e as autoridades da ANTT foi produtivo e inspirador. 

“Além de reiterarmos a disponibilidade e interesse em participar na edificação de um marco regulatório do sector, comprometemo-nos também a reforçar cada vez mais as funcionalidades de segurança, como temos feito de forma permanente, aliás, desde o ano passado, quando iniciámos operações em Luanda”, acrescentou. 

Ao mesmo tempo, continuou, na reunião, a Yango apresentou a detalhe o modelo de negócio e como este está a impactar a criação e desenvolvimento de empresas de transporte privado. 

A Yango apoia as empresas parceiras na regularização ante as entidades oficiais, antes de iniciarem operações, e é altamente exigente quanto à formalização da actividade dos milhares de condutores que trabalham com o aplicativo em Luanda.

Entre outros pontos, abordaram-se também questões relacionadas com a logística de operação dos condutores que trabalham com o aplicativo Yango, com o fim de melhorar a mobilidade na capital, e ainda a possibilidade de um patrocinio da Yango para às escolas de ensino especial de Luanda, que mereceram uma visita da delegação da Yango.

Sobre a Yango

A Yango, uma empresa tecnológica internacional, fornece serviços de mobilidade e entrega através da sua superapp em mais de 20 países em África, na América Latina, na Europa e no Médio Oriente. 

Com uma forte presença em África, a Yango emergiu como um grande interveniente local desde a sua criação em Junho de 2018. A aplicação multilingue da Yango está disponível gratuitamente para Android e iOS.

O serviço Yango foi lançado em Angola em Abril de 2022. Em meados de 2022, as operações da Yango em África representavam aproximadamente 60% do Volume Bruto de Mercadorias (GMV) da empresa na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), ultrapassando as projecções internas. Estes resultados encorajadores reforçam ainda mais a dedicação da Yango em concretizar a sua visão de ter um impacto positivo no desenvolvimento do continente.