1

À descoberta das Pedras Sagradas

A primeira paragem está marcada para a vila de Cacuso, verdadeira encruzilhada na província de Malanje e em cujo centro encontramos ainda muitos edifícios típicos da época colonial.

1
2
Susana Gonçalves
Fotografia
:
Carlos Aguiar
Susana Gonçalves

Aproveitamos para num dos restaurantes locais para experimentar a gastronomia local, onde gozam de grande popularidade a kizaca, a carne seca e os peixes de rio.

Rumamos a sul, em direcção a uma das principais atracções da província, as famosas Pedras Negras de Pungo Andongo. A partir de certa altura, ao fundo dasaparentemente intermináveis rectas de estrada, começamos a vislumbrar as formações rochosas que ao longo de milénios os elementos se encarregaram de arredondar e que testemunharam momentos fulcrais da História da província.

Depois de passarmos as instalações da moderna empresa que produz energia a partir de cana-de-açúcar e que surpreende pela imagem “industrial” que contrasta com a paisagem natural que a rodeia, prosseguimos por uma planície que, a partir de certa altura, começa a ser rasgada por gigantescas pedras com formas curiosas onde tentamos “encaixar” animais e objectos. Poucos quilómetros depois desviamos à esquerda e somos recebidos por uma placa de boas-vindas na estrada de acesso aos pontos mais espectaculares da região.

Leia mais na edição deDezembro de 2018

Rotas Economia &Mercado – Quem lê sabe mais!

7