3
1
PATROCINADO

Manuel Rui Monteiro lança hoje "A Mãe" em Luanda

Redacção_E&M
23/5/2023
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

Editada pela Editora Kacimbo, a obra destaca a importância da família, os efeitos das várias guerras e as soluções que, por vezes, passam pelo amor. Manuel Rui Monteiro usa a sua excepcional destreza

O escritor Manuel Rui Monteiro apresenta no fim da tarde desta terça-feira,23, o seu mais novo romance intitulado "A Mãe", na União dos Escritores Angolanos, em Luanda.

"A Mãe", comercializada a seis mil Kwanzas, tem 184 páginas. Uma casa serve de pano de fundo para uma saga familiar onde vizinhos, viajantes e os moradores se encontram para falar das coisas do passado e do presente, segundo uma nota a que tivemos acesso.

Editada pela Editora Kacimbo, a obra destaca a importância da família, os efeitos das várias guerras e as soluções que, por vezes, passam pelo amor. Manuel Rui Monteiro usa a sua excepcional destreza narrativa para contar o enredo, com recurso à sátira e humor.

Manuel Rui Monteiro, cujas impressões digitais na literatura angola são imensuráveis, ocupa uma posição de destaque no panorama literário angolano. Ocupou vários cargos políticos, incluindo o de ministro da Informação no Governo de Transição. Foi também professor universitário e reitor da Universidade do Huambo.

O autor é membro fundador da União dos Artistas e Compositores Angolanos, da União dos Escritores Angolanos e da Sociedade Angolana de Autores. A sua marca indelével no património literário e cultural do nosso país é demonstrada por ser o autor da letra do hino nacional, "Angola Avante", na sequência da proclamação da independência do país, a 11 de Novembro de 1975.

Ao longo da sua carreira, Manuel Rui Monteiro tem publicado inúmeras obras aclamadas que têm merecido reconhecimento nacional e internacional. Colecções notáveis da sua poesia incluem "Poesia Sem Notícias", "A Onda" e a inovadora série "11 Poemas em Novembro". No campo da prosa, os seus romances e contos, como "Sim Camarada!" e "Memória de Mar", são incontornáveis para a literatura angolana.

Entretanto, a Editora Kacimbo, fundada em 2020, tem-se afirmado como um actor-chave no actual movimento literário, dedicando-se à promoção da literatura angolana.

Com mais de 20 livros que abrangem poesia, romance, literatura académica e livros infantis, a Kacimbo esforça-se por contribuir para a promoção, divulgação e enriquecimento literário de Angola.