3
1

A transformação digital em Angola é uma realidade, afirmam executivos da DELL e da RDGT

Redacção_E&M
20/12/2022
1
2
Foto:
DR

Para João Ferreira, responsável comercial da DELL em Angola, os desafios que mercado apresenta devem ser encarados como oportunidades.

Apesar da carência de técnicos certificados na área de Tecnologia de Informação (TI), a transformação digital é uma realidade em Angola, afirmou João Ferreira, em entrevista à Economia & Mercado (E&M), durante o evento Data Center do Futuro, realizado recentemente em Luanda pela RDGT, representante oficial em Angola da Redington.

O responsável referiu que esta fase de transformação digital que se verifica no país oferece aos técnicos do sector a possibilidade de trabalhar em projectos iniciais que acompanhem toda a evolução tecnológica, no sentido de proporcionar uma melhor experiência digital aos seus clientes e parceiros.

Questionado sobre os principais desafios que a DELL enfrenta no mercado angolano, João Ferreira respondeu que não encara grandes desafios, sendo que os problemas que existem não são exclusivos a Angola, nomeadamente os serviços e recursos humanos certificados, que é uma questão que tem sido ultrapassada com os seus parceiros. “Não vemos desafios, vemos a oportunidade de fazer projectos e fazer melhor”, rematou.

O evento denominado Data Center do Futuro juntou parceiros e clientes, bem como palestrantes nacionais e estrangeiros que abordaram diversos temas e soluções relacionadas aos Data Centers, nomeadamente a transformação digital em Data Center, computação moderna, redes abertas e soluções modulares para Data Centers.

Da esquerda à direita, João Ferreira (DELL) e Vitor Ferreira, CEO da RDGT

Segundo Vitor Ferreira, CEO da Real Distribution of Great Technologies (RDGT) em Angola, em entrevista ao Portal de TI, o mercado nacional de Tecnologias de Informação apresenta várias oportunidades para investimento. Com experiência de trabalho de quase 20 anos em Angola, o executivo já foi responsável por uma multinacional americana no país e reconhece que, ao longo desses anos, "muita coisa já foi feita, mas ainda há muito por fazer também. Isto porque na tecnologia há sempre coisas para fazer, todos os dias há coisas novas", afirmou.  

A DELL Technologies é uma empresa do ramo tecnológico que existe no mercado há 38 anos. As suas soluções são conhecidas no mercado por ter qualidade, inovação e integração, tendo como propósito criar tecnologia que que impulsione o desenvolvimento humano.

Por sua vez, a Real Distribution of Great Technologies (RDGT) foi fundada com capitais totalmente angolanos, actuando no mercado da distribuição de tecnologia em Angola, mas busca contribuir activamente no processo de transformação digital em curso no país, através do fornecimento de soluções de cadeia de suprimentos ponta-a-ponta para todas as categorias de produtos de Tecnologia de Informação, Telecomunicações e Estilo de Vida Digital, descreve o Portal de TI.