3
1
PATROCINADO

ABANC não divulga relatório há quatro anos

Fernando Baxi
8/5/2023
1
2
Foto:
DR

A Associação Angolana de Bancos (ABANC) deixou de divulgar "Relatório Anual" de actividade há mais de quatro anos, como se pôde observar na página oficial de internet da própria instituição.

Após buscas efectuadas, recentemente, no sítio de internet da ABANC, constatou-se que o último "Relatório Anual" daquele ente foi divulgado em Abril de 2021, mas faz referência ao exercício económico de 2019 (Abril).

O presidente de direcção, Mário Nascimento, contactado pela E&M, confirmou a descontinuidade da divulgação do documento, tendo afirmado que a ABANC não está obrigada a divulgar "Relatório Anual" por se tratar de um ente associativo.

Ainda assim, Mário Nascimento prometeu a divulgação dos relatórios em falta, mas depois da realização da assembleia geral daquela agremiação, marcada para Maio deste ano.    

“A ABANC produz um relatório sobre o sector bancário com periodicidade anual, com datas de referência a 31 de Dezembro, preparado com o intuito de analisar, por série temporal, a actividade desenvolvida pelas instituições financeiras bancárias em cada exercício, de um modo abrangente e profundo, sempre enquadrando as análises e comentários no contexto macroeconómico, legal e regulamentar do período em questão”, argumento extraído no site da associação em causa.

Daniel de Carvalho, especialista em direito bancário, defende a regularidade da divulgação do "Relatório Anual", embora seja um ente associativo, como alegou Mário Nascimento para justificar a descontinuidade da publicação do referido documento.

Compliance em análise  

O presidente de direcção da ABANC e o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, analisaram, num encontro recente em Luanda, as propostas de revisão dos programas de formação em matérias de compliance e BC/FT/PADM.

Também foi abordada a implementação das reformas regulamentares de natureza prudencial e as modalidades aplicáveis à expansão dos serviços e agências bancárias em todos os municípios do País.                      

A ABANC tem a missão representar os associados diante do BNA, nas vestes de responsável pela definição do quadro regulamentar e elaboração da política económica, contribuindo para melhorar a qualidade de serviço da banca e a interacção com o cliente.