O presidente do conselho de administração (PCA) da Afrimoney, Gonçalo Faria, que falava durante a conferência de imprensa que teve lugar na sexta-feira, 21, em Luanda, e que serviu para apresentar a nova solução de serviços financeiros móveis do País.
“A entrada da Afrimoney em Angola confirma as dialécticas das relações entre Angola e os Estados Unidos e demonstra a existência de um ambiente de negócios cada vez mais atractivos para investimento internacional”, frisou.
Trata-se de uma carteira digital que a quarta operadora móvel do País desenvolveu e opera em três países africanos, que de acordo com o executivo, vai “reforçar” o panorama financeiro nacional através da inclusão digital da população bancarizada e não bancarizada.
“A Africell já opera companhias de serviços móveis (Afrimoney) na República Democrática do Congo (RDC), Serra Leoa e Gâmbia, onde milhões de utilizadores poupam, compram e pagam ou investem, obtendo novas oportunidades de crescimento social e económico”, realçou Gonçalo Faria.

Educação financeira
A directora-geral da Afrimoney disse, durante a referida cerimónia, que o facto de cerca de 80% da população trabalhar no sector informal da economia e utilizar dinheiro vivo nas transações, constitui é um sinal de que o mercado necessitava de uma entidade que impulsiona a digitalização.
“Estes indicadores motivam-nos a implementar este serviço no País, porque há muita circulação (de dinheiro) apesar de haver um sistema bancário robusto o suficiente”, disse Kátia da Conceição.

Numa primeira fase, enumerou, os utentes poderão efectuar depósitos, transferências, levantamentos de moedas, pagamentos digitais de serviços, compras de recargas electrónicas e outros. “Depositar dinheiro é o primeiro espaço para a digitalização. É aqui onde o Afrimoney tenciona despender muito tempo e muito esforço para garantir que tenhamos todos acesso a educação financeira”, salientou.
“Do nosso lado há uma tarefa muito grande que é educar a população sobre os benefícios do serviço e que possam confiar no agente de rua, no comerciante que vai manusear o dinheiro”, admitiu.
A Africell é a operadora que venceu o último concurso público para a exploração de serviços de telefonia móvel, alcançando em um ano cifra de sete milhões de clientes e gerou mais 300 colaboradores directos em Luanda e Benguela.