3
1

AGT prevê arrecadar mais de dois milhões de Akz de IPU no Mbanza Kongo

Dois milhões e 500 mil Akz é o montante que a AGT prevê arrecadar este ano, com o início da cobrança do Imposto Predial Urbano (IPU), com início previsto para Julho.

1
2
Fotografia
:
DR

Segundo o chefe da Repartição Fiscal de Mbanza Congo, província do Zaire, Untona dos Santos Vontade, disse, esta semana, em entrevista à Angop, que o montante será arrecadado de um total de 99 imóveis, cujo valor patrimonial estão avaliados em cinco milhões de Akz, por cada residência.

O responsável garantiu, neste sentido, estarem criadas todas as condições para o início da cobrança do IPU.na primeira fase foram cadastrados residências do Bairro da Juventude, periferia da cidade de Mbanza Kongo.

De acordo com o chefe da Repartição Fiscal daquele município, foram registados os condomínios das 15 Casas e  Falubamba, no bairro 4 de Fevereiro, assim como as residências para os quadros, localizado no bairro 11 de Novembro.

A fonte recordou, no entanto, que o IPU começou a ser pago em 2019, enquanto uma contribuição anual que o cidadão deve fazer a favor do Estado pela tutela ou usufruto de uma infra-estrutura como casa, apartamento ou terreno.

Untona dos Santos Vontade salientou ainda que os imóveis com o valor até cinco milhões de Kwanzas estão isentos do pagamento do Imposto Predial Urbano, tendo referido que os proprietário dos mesmos devem proceder o respectivo pagamento junta das repartição fiscal da área de localização dos respectivos imóveis. 

A Repartição Fiscal de Mbanza Kongo funciona com nove trabalhadores, cuja actividade estende-se aos municípios do Cuimba e Nóqui e ao posto aduaneiro do Luvo, que dista a 60 quilómetros a norte desta cidade.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado