3
1
PATROCINADO

AGT vai criar cinco novos postos aduaneiros no Leste do país

Cláudio Gomes
21/6/2021
1
2
Foto:
DR

Com receitas anuais a rondarem os nove mil milhões de kwanzas, a Região Leste de Angola contará com cinco novos postos aduaneiros, visando maior arrecadação de receitas fiscais.

Trata-se dos postos aduaneiros que serão instalados nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico), partilham uma extensa fronteira com a  República Democrática do Congo (RDC), com trocas comerciais intensas e dinâmicas, que segundo o Presidente do Conselho de Administração da AGT exige maior rigor na fiscalização.

Neste sentido, à margem de uma visita de campo que efectuou recentemente à província da Lunda Norte, Cláudio dos Santos disse que está  em vista a implementação de um sistema de informatização dos postos de Chicolondo e Furi, na Lunda-Norte, e Luau, no Moxico, com melhorias das condições tecnológicas e de infra-estruturas.

O responsável frisou, de acordo com a Angop, que as receitas  anuais arrecadadas na sétima  região rondam os nove mil milhões de kwanzas, o que requer um maior controlo por parte da AGT.

Durante a vista de trabalho à província da Lunda Norte, o PCA da AGT manteve encontro com os comerciantes locais aquém apelou responsabilidade e cumprimento das obrigações fiscais, bem como ao registo dos imóveis, no âmbito do imposto predial.

O programa incluiu uma deslocação a fronteira de Chicolondo, para se inteirar das condições de trabalho dos profissionais da instituição e as formas como são feitas as trocas comerciais.