3
1

Angola assina acordos avaliados em mais de 100 milhões de dólares com os Emirados Árabes Unidos

Redacção_E&M
19/1/2023
1
2
Foto:
DR

Os acordos assinados em Abu Dhabi constituem as primeiras operações dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para electrificação de cidades e governança electrónica em Angola.

A ministra Vera Daves de Sousa rubricou, recentemente, nos EAU, em nome do Estado angolano, dois acordos no valor global de 122,63 milhões de dólares com a Agência de Crédito à Exportação de Abu Dhabi (ADEX).

O primeiro acordo rubricado, lê-se na nota publicada recentemente no site do Ministério das Finanças (Minfin), vai financiar a aquisição de uma Plataforma Analítica, Centro de Dados principal, Centro de Dados de Backup e a Plataforma Nacional de Nuvem, no montante global de  89 milhões dólares.

O projecto servirá de suporte para as infra-estrutura de telecomunicações e tecnologia de informação do país, enquanto a outra parte do sistema central, para a unificação dos serviços administrativos do Estado no uso do correio electrónico institucional e modernização da administração pública.

De acordo com o documento, a implementação permitirá a melhoria da qualidade da informação dos serviços prestados pelos diferentes departamentos ministeriais no exercício das tarefas públicas.

O segundo acordo, decorre por visa do reforço e manutenção da iluminação pública das cidades de Luanda, Malange, N´dalatando e Uíge, que actualmente encontra-se degradado, que ao longo dos sofreu “avultados danos causados por acidentes de viação, actos de vandalismo, roubos”, bem como ausência de manutenção.

Avaliado em 33,64 milhões de dólares, este projecto tem impacto directo na melhoria da qualidade de vida da população com reforço da segurança pública, a promoção de actividades lúdicas saudáveis nomeadamente, a prática de desporto, lazer e cultura, além de reduzir o número de acidentes de trânsito com pedestres e veículos, atrair turistas, impactando, deste modo, a economia nacional.

A ADEX (Abu Dhabi Exports Office) é o braço financeiro do Fundo de Abu Dhabi para o Desenvolvimento (ADFD). Tem como objecto social apoiar as exportações de empresas dos Emirados Árabes Unidos, sem descurar o papel que essas empresas devem jogar para desenvolver, na sua área de actuação, o conteúdo local nos países onde actuam.