3
1
PATROCINADO

Angola é o quarto na lista dos que comercializam combustível por preço mais baixo

Sebastião Garricha
29/4/2024
1
2
Foto:
DR

A nível global, revela a GlobalPetrolPrinces.com, só o Irão, a Líbia, Venezuela, o Egipto, Kuwait e a Argélia comercializam o combustível por preços mais baixos que Angola.

De acordo com uma pesquisa realizada pela GlobalPetrolPrinces.com, Angola é o quarto na lista dos 10 países do continente africano que comercializam combustíveis por preços mais baixos. Além disso, o País é o sétimo no ranking global.

Os dados da GlobalPetrolPrinces.com dizem que o litro do combustível em Angola é comercializado por 0,359 dólar americano, um valor inferior ao preço médio da gasolina em todo o mundo (1,34 dólar americano). 

Entretanto, em África, diz o documento, só a Líbia, Egipto e a Argélia vendem o combustível por um preço relativamente mais baixo que Angola. A Líbia, por exemplo, a comercializar o litro de combustível no preço de 0,031 dólar, assume a primeira posição em África e a segunda no ranking global.

O Egipto segue na lista, ocupando a segunda posição em África e a quarta no ranking global, comercializando o litro de combustível por 0,281 dólares, acima dos 0,342 praticados na Argélia, o terceiro em África e quarto no ranking global.

De acordo com a lista proposta pela GlobalPetrolPrices.com, abaixo de Angola perfilam países como Nigéria, Sudão, Tunísia, Libéria, Gabão e Gana, que comercializam o litro de combustível por 0,549 dólares, 0,700 dólares , Tunísia 0,800 dólares, 0,968 dólares, 0,968 dólares, 1,051 dólar, respectivamente. 

Em contrapartida, a República Centro-Africana (RCA), a comercializar o litro de combustível por 1,789 dólar, mais 0,449 que o preço médio a nível mundial (1,34 dólares por litro), aparece como líder em África e o 33º do ranking global. 

A lista segue com países como Zimbábue, Senegal, Seicheles, Serra Leoa, Marrocos, Burundi, Quénia, Uganda e Maláui, que também comercializam combustível por preços elevados.