3
1

Angola. Grupo Toyota inaugura centro de formação de mecânicos em Outubro

O grupo Toyota vai inaugurar em Outubro deste ano um centro de formação para mecânicos, anunciou esta semana, em Luanda o embaixador do Japão, Hironori Sawada.

1
2
Redacção
Fotografia
:
DR
Redacção

O anúncio foi feito aos jornalistas, a saída de uma audiência concedida pelo Presidente angolano João Lourenço, depois de ter participado da 7ª Conferência Internacional de Tóquio Sobre o Desenvolvimento de África (TICAD7), que decorreu de 28 a 30 de Agosto, em Yokohama.

A margem da TICAD7, o vice-presidente do grupo Toyota Tsusho Corp, Hideki Yanase disse que seriam necessários cerca de 200 milhões de dólares para financiar a instalação de uma linha de montagem de viaturas de marca Toyota, no país.

O embaixador disse, no entanto, que a audiência com o Presidente angolano serviu para abordar “aspectos de interesse comum”, numa altura em que os dois países trabalham no aprofundamento da cooperação.

Após um encontro, ainda em terras japonesas, o Chefe de Estado angolano foi convidado pelas autoridades japonesas a efectuar uma visita de Estado ao "gigante asiático", ainda no decurso do primeiro trimestre de 2020, conforme publicou a agência de notícias angolana (Angop).

O Japão tornou-se na última década num parceiro estratégico de Angola, através do financiamento de projectos em sectores-chave da economia, como sejam a recuperação e expansão do porto do Namibe, a recuperação de três fábricas têxteis e a colocação de cabos em fibra óptica.

7