3
1
PATROCINADO

Angola mantém 150.º lugar no índice de qualidade de vida, atrás de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe

Victória Maviluka
2/4/2024
1
2
Foto:
DR

As Ilhas Seychelles, destino da última passagem de ano de João Lourenço, é o país africano melhor cotado no mais recente relatório do PNUD sobre desenvolvimento humano.

Angola ocupa a 150.ª posição de um grupo de 193 países que fazem parte do mais recente estudo sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da chancela do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apurou a E&M.

No Relatório de Desenvolvimento Humano 2023-2024, referente ao ano 2022, Angola manteve a posição de 2021, entre os países com IDH considerado Médio.

Integram igualmente este nível, países de expressão portuguesa como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, ocupando, respectivamente, a 131.ª e 141.ª posições, à frente de Angola.

A um degrau acima dos angolanos está a República do Congo, numa lista de Estados com Índice de Desenvolvimento Humano Médio liderada pela Venezuela, no 119.º lugar, a apenas quatro lugares do Gabão (123.º).

As Ilhas Seychelles, país da costa Leste de África, escolhido por João Lourenço, Presidente angolano, para a última passagem de ano, engloba o grupo de países com IDH Muito Alto, ocupando a 68.ª posição, a melhor classificação africana.

A série de países com qualidade de vida Baixa é dominada por africanos. Dos 20 primeiros deste grupo, apenas o Paquistão (164.º) não integra o continente. Inserida nesta classe, no 180.º posto, está a República Democrática do Congo (RDC).

A Suíça é o país melhor cotado no mais recente relatório sobre Índice de Desenvolvimento Humano, do crivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), seguida pela Noruega e Islândia. 

Os Estados Unidos, que detêm a maior economia mundial, aparecem no 20.º lugar entre os países com IDH Muito Alto.

Portugal, melhor país de expressão portuguesa na classificação, está na 42.ª posição, também no grupo de Estados com desenvolvimento humano Muito Alto.

No 89.º lugar, Brasil integra a categoria de países com Índice de Desenvolvimento Humano Alto. 

Esperança de vida de 61,9

O Relatório de Desenvolvimento Humano 2023-2024, do cunho do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, refere que, em 2021, a expectativa de vida dos angolanos era de 61,9.

O documento refere que o PIB (Produto Interno Bruto) per capita de cada angolano é de 5.328 dólares, cerca de 4,5 milhões de Kwanzas.