3
1

Angola prepara Rede Local de empresas

A Associação Cristã de Gestores e Dirigentes (ACGD) promove, nesta segunda-feira, em Luanda, o workshop sobre o “Estabelecimento do Pacto Global das Nações Unidas e da Rede Local de Angola”.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
Carlos Aguiar
Cláudio Gomes

De acordo com a nota de imprensa chegada à redacção da E&M, a iniciativa enquadra-se na visita de trabalho de uma missão técnica, liderada pela Gestora de Operações para África do Pacto Global, Nkiruka Chiemelu.

O evento será realizado em parceria com o Programa dasNações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Escritório do seu CoordenadorResidente, visa o lançamanto da Rede Local do Pacto Global da ONU em Angola.

Nestes sentido, os empresários angolanos são incentivadosa adoptar boas práticas de gestão com base os 10 Princípios do Pacto para sejaalvos do reconhecimento interncaional.

Deste modo, a observância dos 10 Príncípios do PactoGlobal passam pela promoção da transparência, do diálogo, combate à corrupção,observância dos Direitos Humanos e da sustentabilidade ambiental.

Com efeito, o vento é dirigido às empresas angolanascandidatas a formar uma Rede Local do Pacto Global em Angola, às empresas dopaís que já aderiram à iniciativa, confederações de empresários, corpodiplomático, e do Ministério da Economia e Planeamento.

Angola tem, actualmente, três empresas angolanas dosector público que subscreveram esta iniciativa interncional além de mais nove empresasinteressadas em aderir.

O Pacto Global é uma iniciativa criada no ano 2000, pelo então Secretário-geral da ONU Kofi Annan, com o objectivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adopção, nas suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceites nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

7