3
1
PATROCINADO

Argélia é o país africano com maior despesa militar. Angola aparece como o 5º do ranking

Sebastião Garricha
23/4/2024
1
2
Foto:
DR

De acordo com os dados do relatório, uma onda de golpes militares, a guerra Rússia-Ucrânia e as tensões em toda a região aumentaram os gastos militares em África em 2023.

A Argélia, com um orçamento de 18,2 mil milhões de dólares em 2023, aparece como líder na lista dos países com despesa militar mais elevada em África, de acordo com um relatório publicado pelo Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI).

A lista segue com Marrocos, que atribui 5,1 mil milhões de dólares em despesas militares globais em 2023, seguido pela Nigéria e a África do Sul com 3,1 mil milhões e 2,7 mil milhões de dólares, respectivamente.

Com um orçamento de 1,2 mil milhões de dólares, segundo o documento, Angola aparece como o quinto país da lista, seguido pela Etiópia, Tunísia e Sudão com 1,2 mil milhões, 1,2 mil milhões e 1 mil milhões, respectivamente.

Na cauda do top 10 aparecem o Quénia e Uganda, ambos com despesas de 0,9 milhões em 2023.

Outras informações da base de dados revelaram que a Argélia, Marrocos e a Nigéria foram os que mais gastaram na região, com a República Democrática do Congo a destacar-se como o país com o maior aumento nas despesas militares em 2023, em percentagem. 

A despesa militar total no Sudão do Sul também cresceu 78%, ascendendo a mil milhões de dólares em 2023, contra 520 milhões de dólares em 2022. 

Xiao Liang, pesquisador do programa de gastos militares e produção de armas do SIPRI, disse que “o que pode ser surpreendente é quão grandes são os aumentos no resto do mundo, especialmente na América Latina e na África”.

Globalmente, o orçamento da defesa registou o maior aumento anual em 14 anos em 2023. De acordo com os dados do relatório, uma onda de golpes militares, a guerra Rússia-Ucrânia e as tensões em toda a região aumentaram os gastos militares em África no ano passado.