3
1
PATROCINADO

Argélia tem a maior reserva de ouro de África, diz Statista

Sebastião Garricha
28/5/2024
1
2
Foto:
DR

Na cauda da lista dos 10 países africanos com maior reserva de ouro está Moçambique com 3,94 toneladas métricas de ouro.

A Argélia, localizada na parte norte de África, é o país do continente com  maior concentração de ouro, de acordo com dados divulgados pela plataforma Statista.com.

Segundo o relatório, a Argélia teve uma robusta participação de 174 toneladas métricas de ouro em 2023, seguido de perto pela África do Sul, que detém uma reserva oficial de ouro que atinge impressionantes 125 toneladas métricas.

A terceira vaga da lista é ocupada pela Líbia, com uma louvável reserva de ouro na ordem das 117 toneladas métricas, seguido pelo Egipto com 80,73 toneladas métricas, que consolida a sua posição como um dos principais intervenientes no mercado de ouro africano.

Com 22,12 toneladas métricas de ouro, Marrocos aparece na quinta posição da lista dos 10 países africanos com maior reserva do já referido mineral, solidificando o seu estatuto como um concorrente notável no cenário.

A Nigéria de Bola Ahmed Adekunle Tinubu, que concentra 21,37 toneladas métricas de ouro, assume a sexta posição da lista, seguido de longe pelas Maurícias com 12,44 toneladas métricas de ouro, o Gana com 8,74 toneladas métricas de ouro e a Tunísia com 6,84 toneladas métricas.

Na cauda da lista aparece Moçambique com 3,94 toneladas métricas de ouro.

No relatório, a plataforma Statista refere que, à medida que as nações africanas continuam a reforçar as suas reservas de ouro, estas medidas estratégicas posicionam-nas para navegar no cenário económico global em constante mudança e salvaguardar as suas economias contra potenciais choques. 

“O fascínio do ouro como reserva fiável de valor persiste, oferecendo estabilidade e confiança tanto aos governos como aos investidores”, lê-se.