3
1
PATROCINADO

ÁUREA e Banco Caixa Angola rubricam parceria para prestação de serviços

Agostinho Rodrigues
26/6/2023
1
2
Foto:
DR

As duas instituições deram um passo importante para o novo modus operandi do Mercado de Capitais Angolano.

A Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários, S.A.(ÁUREA SDVM) e o Banco Caixa Angola, S.A. (BCGA) rubricaram, em Lunda, uma cordo de parceria de prestação de serviços de correspondente e de liquidador das ordens dos clientes.

A parceria enquadra-se na entrada em vigor da Lei n.º 14/21de 19 de Maio, que aprova o Regime Geral das Instituições Financeiras, que impõe a transferência dos serviços e actividades de investimento hoje prestados por instituições bancárias no mercado de capitais, para sociedades distribuidoras ou corretoras de valores mobiliários, até Dezembro de 2023,conforme o calendário definido pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC).

O Presidente da Comissão Executiva do BCGA, João Plácido Pires, considerou a parceira de “um passo importante” no posicionamento do BCGA ao nível do Mercado de Capitais Angolano.

“Esta parceria é mais um passo importante no posicionamento do BCGA ao nível do Mercado de Capitais Angolano e estamos certos de que este projecto trará vantagens para as duas instituições e para os nossos clientes”, reconheceu.

Acrescentou ainda que, o banco continua empenhado nos princípios que visam oferecer ao mercado os melhores serviços, que são consolidados com parcerias com instituições como a ÁUREA SDVM.

Por sua vez, o Presidente da Comissão Executiva da ÁUREA, Kelson Cardoso, entende que a relação com o BCGA consolida os principais statements da distribuidora, que são a independência na actuação e a integração dos vários agentes do mercado, promovendo transacções e o desenvolvimento.

Para o PCE da ÁUREA, agente de intermediação autorizada pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC), é “muito prestigiante” trabalhar com um banco com a dimensão e governança do BCGA.

A ÁUREA SDVM é a primeira Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários a operar no país. O Banco Caixa Angola também foi a primeira instituição bancária privada a operar no mercado angolano após a independência. Está presente em nove das 18 províncias do país, tendo actualmente em funcionamento 28 agências, 4 centros de empresa e uma agência especializada, e uma equipa de mais de 500 profissionais.