3
1

BAD financia com 550 mil dólares projecto de política industrial do Ruanda

O projecto tem também como objectivo a criação anual de mais de 200 mi empregos para promover o desenvolvimento e posicionar o Ruanda como uma economia de rendimento médio-alto até 2035.

1
2
Fotografia
:
DR

O Governo do Ruanda, em parceria com o Fundo de Assistência ao Sector Privado Africano do Banco Africano de Desenvolvimento, lançou recentemente umprojecto de dois anos para impulsionar a capacidade industrial no país, de acordo com uma nota a que E&M teve acesso.

O Projecto de Reforço da Qualidade da Política Industrial no Ruanda (EQuIP) tem um valor de 550 mil dólares. Irá reforçar a capacidade do pessoal do Ministério do Comércio e Indústria e das suas agências, do Conselho de Desenvolvimento do Ruanda e do sector privado para conceber, implementar e avaliar as políticas industriais de forma independente ou com um mínimo de dependência de conhecimentos externos.

Segundo o documento, o projecto alinha-se com a ambição do Ruanda de alcançar o estatuto de país de rendimento médio-alto até 2035. Os objectivos económicos subjacentes à política industrial incluem a criação anual de mais de 200.000 empregos para promover o desenvolvimento, posicionar o Ruanda como uma economia baseada no conhecimento globalmente competitiva, promover a industrialização e deslocar a base de exportação para bens e serviços de alto valor.

Após uma contracção de 3,4% em 2020 devido à Covid-19, o crescimento do produto interno bruto (PIB) do Ruanda atingiu 10% em 2021, de acordo com as Perspectivas Económicas Africanas de 2022. O crescimento do PIB está projectado em 6,9% em 2022 e em 7,9% em 2023.

7