3
1
PATROCINADO

Banco Mundial quer África mais activa no comércio global

José Zangui
17/2/2022
1
2
Foto:
DR

Instituição defende que continente africano deve ir para além do comércio de matérias-primas e ligar a sua produção e comércio à economia global.

Os países africanos devem expandir e diversificar a sua participação no comércio internacional e nas cadeias de valor globais para reduzir a pobreza em grande escala e transformar as suas economias, segundo o novo relatório do Banco Mundial (BM) divulgado na semana passada.

Para o BM, “isto requer esforços abrangentes e dinâmicos que reforcem o acesso de África aos mercados de exportação e diversifiquem os seus mercados para novas regiões e novos produtos”.

O aumento refere ainda que “embora as exportações africanas de bens e serviços tenham registado o seu crescimento mais rápido na última década, os volumes permanecem baixos representando apenas 3% do comércio global.

“O momento é propício para que os decisores políticos expandam o seu pensamento para além das abordagens tradicionais e mercados se quiserem ter um papal ativo no comércio internacional no século XXI”,  disse Ousmane Diagana, Vice-presidente do Banco Mundial para a África Ocidental e Central, citado no relatório datado de10 de Fevereiro.