3
1

Bancos financiam a economia em 114,51 mil milhões de kwanzas

A informação consta de um relatório referente ao mês de Agosto, publicado pelo BNA, que dá conta que os bancos comerciais concederam crédito a economia avaliado em 114,51 mil milhões de kwanzas.

1
2
José Zangui
Fotografia
:
DR
José Zangui

O valor reflecte um aumento ligeiro de 799,2 milhões, comparando com o mês de Julho.

Em relação ao período homólogo, os dados apontam para um aumento significativo dos novos créditos à economia cifrados em 67,36 mil milhões de kwanzas, ou seja, 142,87%, resultante das políticas de apoio ao sector produtivo.

O crédito foi maioritariamente concedido aos sectores da Agricultura, Produção animal, caça e silvicultura com 22,41 mil milhões de kwanzas, outras actividades de serviços colectivos, sociais e pessoais (20,79 mil milhões), particulares (16,97 mil milhões) e o comércio por grosso e a retalho (16,16 mil milhões).

A indústria transformadora (13,89 mil milhões) e a actividade imobiliária, alugueres e serviços prestados às empresas (11,93 mil milhões) representaram uma quota de 89,21% do crédito concedido.

Entretanto, apenas cinco das 14 instituições bancárias abrangidas nas políticas de apoio do sector produtivo cumpriram com o limite mínimo de conceder 2,5% do activo líquido no financiamento de projectos, até ao mês de Agosto.

Trata-se do Standard Bank Angola (SBA), Banco de Investimento Rural (BIR), Keve, Yeto e Finibanco Angola (FNB). Falta-lhes cumprir com os requisitos de números de projectos a financiar nesse âmbito.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado