1

Barril de petróleo a 100 USD impactos na economia angolana

No mês de Setembro de 2018, o preço do barril de petróleo brent, referência para as exportações angolanas, ultrapassou, pela primeira vez em quatro anos, a faixa dos 80 dólares norte-americanos.

1
2

Na base desta evolução, segundo os analistas, estaria a aproximação da entrada em vigor, no dia 4 Novembro de 2018, das sanções dos Estados Unidos da América ao Irão, o que terá efeitos imediatos na redução das exportações petrolíferas iranianas, um dos maiores produtores mundiais e da OPEP (Organizaçãodos Países Produtores de Petróleo), reflectindo-se negativamente na oferta mundial de petróleo.

Adicionalmente, a instabilidade política na Venezuela também tem contribuído para a redução da produção petrolífera mundial e, apesar do impactoser, por enquanto, menor relativamente ao provocado pela situação no Irão, tem colaborado para o aumento dos receios de um gap de oferta de petróleo no mercado mundial. Face a estas questões geopolíticas, grande parte dos analistas concordamque em breve a era do preço do barril do petróleo na faixa dos 100 USDregressará.

Leia mais na edição de Novembro de 2018.

Economia & Mercado -Quem lê, sabe mais!

7