3
1
PATROCINADO

BM aprovou 250 milhões de dólares para Capacitar Meninas Angolanas e enfrentar a pobreza

José Zangui
30/4/2021
1
2
Foto:
DR

O Banco Mundial (BM) aprovou um financiamento de Projectos de Investimento (IPF) de 250 milhões de dólares para apoiar “os esforços de Angola” no empoderamento de meninas e combater a pobreza.

De acordo com um documento do Banco Mundial (BM) que fundamenta as razões do financiamento, Angola tem uma pontuação 36 no Índice de Capital Humano, “dramaticamente inferior ao que o seu Produto Interno Bruto (PIB) prevê e abaixo da média da África Subsaariana”.

O Plano de Desenvolvimento Nacional de revisto do governo (2018-2022), refere o documento, dá prioridade aos investimentos em capital humano, com ênfase no empoderamento das raparigas e das mulheres.

O financiamento do Banco Mundial marca o primeiro investimento abrangente nesta área, expandindo tanto a oferta como a procura de serviços de saúde e educação, utilizando uma abordagem espacial com enfoque em municípios particularmente vulneráveis.

“Não há caminho mais directo para se alcançar a prosperidade futura de Angola do que empoderar as meninas”, disse Jean-Christophe Carret, Diretor do Banco Mundial para Angola.

O representante do BM, em Angola acrescentou   que as  “Meninas empoderadas ficam mais tempo na escola, aprendem mais, são mais saudáveis e têm mais opções para cumprir objectivos de vida. Manter as meninas na escola é a melhor maneira de eliminar o casamento precoce e resulta em menos gravidezes na adolescência, que estão correlacionadas com alta mortalidade materna, e em bebês que nascem com peso inferior ao normal”.