3
1
PATROCINADO

BNA mantém venda de divisas nos “razoáveis” USD 600 milhões por mês

Cláudio Gomes
10/2/2024
1
2
Foto:
Jornal de Angola

Banco Central registou “ligeiro” aumento nas vendas de divisas acima dos USD 800 milhões de dólares em Janeiro. Nas primeiras semanas deste mês, registou a venda de USD 244 milhões.

O governador do Banco Nacional de Angola informou que a instituição registou vendas de divisas aos bancos comerciais na ordem dos USD 600 milhões, observando-se um aumento de USD 236 milhões no primeiro mês de 2024,o que perfaz USD 836 milhões por parte dos principais operadores aos bancos comerciais. Para os meses seguintes, o regulador reafirma o desejo de manter a cifra nos "razoáveis" USD 600 milhões mensais.

A informação foi avançada nesta, sexta-feira, 9, em Luanda, por Manuel Tiago Dias, num encontro com jornalistas que serviu para apresentar a Evolução do mercado cambial e suas perspectivas para 2024 no seguimento da última Reunião do Comité de Política Monetária (CPM) do BNA.

“Notamos, inclusive, um ligeiro aumento nas vendas de divisas porque, no mês de Janeiro, registámos vendas na ordem dos 836 milhões de dólares. A perspectiva, aquilo que temos como montante razoável, são 600 milhões, mas, em Janeiro, excepcionalmente, houve um aumento em cerca de USD 236 milhões e as vendas totais situaram-se em USD 836 milhões de dólares”, referiu.

Segundo Manuel Tiago Dias, os dados preliminares referentes ao mês de Fevereiro deste ano dão conta que, nos primeiros dias do mês em curso, registou-se, já do lado do Tesouro Nacional, vendas de divisas na ordem dos USD 244 milhões.

“Trata-se de uma venda excepcional e, como tal, vai acrescentar as vendas habituais que são feitas na Plataforma da Bloomberg, e também as que são realizadas fora desta plataforma, o que nos leva a crer que, no mês de Fevereiro, poderemos ter vendas de divisas praticamente no mesmo patamar das registadas no mês de Janeiro. Ou seja, à volta dos USD 800 milhões por mês”, sinalizou.

Governador do BNA - Manuel Tiago Dias

Perspectivas do mercado cambial

O governador disse, também, que, em 2024, o mercado cambial será caracterizado por três factores essenciais, nomeadamente a manutenção da oferta de moeda estrangeira nos níveis actuais, ou seja, na ordem dos USD 600 milhões por mês; a continuação de realização das transacções na Plataforma da Bloomberg e o registo de estabilidade do nível de reservas internacionais.

Sobre o último factor, Manuel Tiago Dias disse que o registo de estabilidade do nível de reservas internacionais vai continuar a garantir a sustentabilidade externa, assim como contribuir para que sejam honrados os compromissos externos do Estado.

Taxa de câmbio flutuante

Já em relação à taxa de câmbio, o gestor do BNA acredita que esta há-de se manter relativamente estável no I Trimestre deste ano. “Estamos a falar relativamente estável e não em taxa de câmbio fixa".

Contrariando opinião que aventam a possibilidade de a taxa de câmbio estar-se a tornar fixa, Manuel Tiago Dias, desmintiu garantindo que ela continua flutuante, socorrendo-se dos dados disponíveis numa “Apresentação sobre a evolução do mercado cambial e perspectivas para 2024”.

“Contrariamente ao que muita gente pensa, a taxa de câmbio não está fixa. Ela tem estado a flutuar numa magnitude substancialmente inferior daquela que se registou nos meses de Maio e Junho”, refutou.

Bloomberg, ferramenta de negociação

No domínio do funcionamento do mercado cambial, a directora do Departamento de Mercados, Tânia Lopes, informou que, com o objectivo de conferir maior transparência e eficiência ao referido mercado, o BNA adoptou a Plataforma Bloomberg FXGO como ferramenta de negociação para a realização de operações cambiais, para permitir aos participantes a compra e venda de moeda estrangeira numa base diária, através de instruções permanentes de compra e/ou venda, onde aos mesmos podem indicar o montante, a moeda, bem como a taxa de câmbio que pretendem negociar.

Sobre o assunto, o governador do BNA explicou que existem muitas outras instituições que vendem divisas aos bancos comerciais e que não participam na Plataforma da Bloomberg: "Na plataforma, temos apenas as empresas do sector petrolífero e do sector diamantífero, mas temos muitas outras entidades que vendem divisas mensalmente".

Segundo Manuel Tiago Dias, entre os vendedores, constam embaixadas, instituições religiosas, organizações internacionais e empresas.
"Temos centenas de instituições que, mensalmente, vendem aos bancos comerciais cerca 200 milhões de dólares e, na plataforma, os bancos compram, em média, cerca de 400 milhões de dólares, totalizando os tais 600 milhões de dólares", salientou.

O evento contou com a presença de jornalistas nacionais e internacionais e foi presenciado pelos membros do Comité Executivo e do corpo directivo do BNA.