3
1
PATROCINADO

BNA obriga bancos a testes de esforço

Ladislau Neves Francisco
23/5/2022
1
2
Foto:
DR

A fim de cada vez mais aproximar ao que se faz a nível internacional, Banco Nacional de Angola orienta instituições financeiras a realização regular de testes de esforço.

Segundo nota a que a E&M teve acesso, os testes visam aferir a resiliência da sua estratégia, bem como as suas posições de capital e liquidez em linha com as melhores práticas internacionais.

Os testes serão realizados anualmente pelo que, o BNA recomenda que as instituições financeiras implementem programas de testes de esforço regulamentares.

O instrutivo refere ainda que os resultados dos testes serão considerados na determinação dos requisitos importantes para a definição e avaliação de desempenho do banco, sendo que, o BNA publicará brevemente um normativo específico referente à Divulgação Pública de Informações sobre Requisitos Prudenciais, ajustado ao “Pilar III de Basileia” ou “Disciplina de Mercado”.  

Assim, com a publicação do referido normativo ficará completa a regulamentação prudencial correspondente aos três Pilares de Basileia, sendo alcançado o objectivo de fortalecer os incentivos a uma gestão do risco sã e prudente.  

Note que, o Pilar III dos Acordos de Basileia, visam conferir maior transparência aos reportes financeiros dos bancos para que os diferentes participantes do mercado possam diferenciar os bancos mais resilientes e com melhor gestão, dos bancos com gestão deficitária das suas posições de capital e liquidez.