3
1
PATROCINADO

BNA ‘patrocina’ cerca de 400 startups, mas “nem todas acabam por ter sucesso”

Victória Maviluka
18/4/2024
1
2
Foto:
DR

Governador do BNA mostra-se satisfeito com o trabalho desenvolvido à volta “da ideia inovadora” que é o Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos (LISPA).

O Banco Nacional de Angola (BNA) estima em cerca 400 startups que beneficiaram do seu apoio, mas lamenta que nem todas tenham conseguido afirmar-se no mercado com ideias inovadoras, garantiu, em exclusivo à E&M, o governador Manuel António Tiago Dias.

“São várias as startups que nós apoiamos. Andamos aí à volta de 400 startups, mas é óbvio que nem todas elas acabam por ter sucesso”, sublinhou o líder da instituição que regula a actividade bancária em Angola.

Falando à margem da gala referente à 10.ª edição dos Prémios Sirius, que decorreu, recentemente, em Luanda, o governador do BNA mostrou-se satisfeito com o trabalho desenvolvido à volta “da ideia inovadora” que é o Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos (LISPA).

“Permitiu o surgimento de várias startups, e muitas delas, inclusive, já cresceram e deram origem a empresas, que, naturalmente, têm introduzido inovações a nível do nosso sistema de pagamentos”, destacou Manuel António Tiago Dias.

O LISPA, da chancela do Banco Nacional de Angola, venceu a categoria de Programa de Desenvolvimento Digital e Tecnológico dos Prémios Sirius 2024, batendo na concorrência o Banco Angolano de Investimentos (BAI) e a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

O Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos visa promover a inovação, potencialização da oferta de produtos e serviços financeiros diversificados ao consumidor, salvaguardando a gestão de riscos, a fim de impulsionar a inclusão financeira e social.

O programa inclui vários planos de apoio às áreas de Inovação, FinTech e InsurTech, que abrangem os diferentes estados de maturidade dos empreendedores e dos seus projectos.